Avião bate asa no chão, derrapa, explode e deixa 2 mortos em MT
As câmeras de segurança do hangar do grupo Bom Futuro, em Cuiabá (MT), registraram o momento em que um avião de pequeno porte bateu com a asa no chão, derrapou e explodiu na tarde desta quarta-feira (4).
O que aconteceu:
O avião bimotor, modelo king-air, que transportava quatro pessoas, colidiu contra um edifício em construção dentro do aeroporto logo após a decolagem. Com o impacto, foi registrado um princípio de incêndio, que foi contido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
Duas pessoas morreram e outras duas foram socorridas e encaminhadas por um helicóptero do Ciopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas) para o hospital.
Os mortos no acidente foram o piloto da aeronave, que não teve a identidade revelada, e um funcionário de 58 anos, de uma empresa terceirizada que prestava serviços no aeroporto, cuja identidade também foi preservada.
As outras duas vítimas, ambas do sexo masculino, de 52 e 55 anos, respectivamente, sofreram escoriações e estão hospitalizadas. Como não tiveram as identidades reveladas e o nome do hospital não foi informado, o UOL não conseguiu localizar os familiares para pedir informações sobre o estado de saúde dos dois.
Em nota, o grupo Bom Futuro disse lamentar o acidente e alegou que a aeronave não pertence à empresa.
Ao UOL, a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que foi acionada para realizar a Ação Inicial da ocorrência (veja a íntegra da nota abaixo). A reportagem também tenta contato com a Polícia Civil de Mato Grosso. A nota será atualizada quando houver manifestação.
Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-JCO, nesta quarta-feira (04/10), em Cuiabá (MT).
Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
O CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
FAB, em nota
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.