Bin Laden, do PCC, comemora formatura em prisão federal
Apontado como integrante da alta cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital), Célio Marcelo da Silva, conhecido como Bin Laden, concluiu o ensino médio e participou de uma comemoração da formatura dentro da Penitenciária Federal de Brasília.
O que aconteceu
Na cerimônia, Bin Laden usou beca e chapéu de formatura, além de ter recebido uma certificação. Professores e pedagogos participaram do evento, que teve apoio da Divisão de Reabilitação (Direb).
Segundo a administração da penitenciária federal, 75% dos internos já completaram o ensino médio. Assim que chegam à unidade, eles recebem a oferta de educação básica, nos níveis fundamental e médio, por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Os professores atendem presencialmente todos os detidos.
Além do diploma, os presos têm direito à remição da pena pela leitura, ainda de acordo com a penitenciária. A pena pode ser reduzida em quatro dias para cada livro lido — no máximo, é possível descontar até 48 dias por ano, pois a autorização é para um livro por mês.
Bin Laden já foi condenado a 254 anos de prisão. Ele foi preso em agosto de 2005 no Morumbi, zona oeste de São Paulo, e transferido para presídio federal em fevereiro de 2019. Em março de 2023, a Justiça negou pedido da defesa para que ele saísse de estabelecimento penitenciário federal de segurança máxima.
O momento é simbólico, pois demonstra a capacidade do sistema penitenciário de custodiar os principais líderes de organizações criminosas mantendo a rigidez e procedimentos sem deixar de observar os direitos e garantias destes cidadãos.
Amanda Teixeira, diretora da penitenciária federal
Histórico de fugas
A pena de Bin Laden inclui 65 anos e 10 meses de prisão por crimes comuns e 188 e dois meses por crimes hediondos. Ele é acusado de chefiar ao menos 14 sequestros.
Segundo as investigações, o preso teria participado do rapto da mãe do ex-jogador Robinho, em 6 de novembro de 2004, e da filha do reitor da Universidade de Alfenas, em Minas Gerais.
O criminoso registra em sua ficha criminal oito fugas de estabelecimento prisional e duas tentativas, além de outras faltas disciplinares de natureza grave e envolvimento em diversos planos de resgate de presos líderes do PCC.
O UOL tenta contato com a defesa de Bin Laden.
Deixe seu comentário