São Paulo tem 3º dia de chuva forte e registra alagamentos; veja vídeos
A cidade de São Paulo voltou ao estado de atenção para alagamentos às 21h05 de hoje, segundo monitoramento do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas).
O que aconteceu
O novo alerta foi emitido para todas as regiões da cidade. Com o reinício da chuva, entraram em estado de atenção as zonas norte, oeste, leste, sul, sudeste e centro, além das marginais Pinheiros e Tietê. O fim do estado de atenção para toda a cidade havia sido divulgado pelo CGE às 19h30.
As chuvas voltam a se intensificar dentro da capital paulista. Imagens do radar meteorológico mostram "chuva com até moderada intensidade na região do centro, na zona norte, entre os bairros de Santana e Tremembé, e na zona oeste, entre os bairros de Pinheiros e Lapa. Há potencial para rajadas de vento, alagamentos intransitáveis, descargas elétricas e eventual queda de granizo", diz o CGE.
Cidade teve 19 pontos de alagamento. Às 22h50, havia 17 pontos de alagamento intransitáveis, seis deles no centro. Havia mais seis pontos na zona norte (Casa Verde, Freguesia do Ó e Santana), dois na zona oeste (Lapa), um na zona leste (Itaquera) e mais dois na zona sudeste (Vila Mariana). A Marginal Tietê teve um ponto transitável, na altura da Ponte Atílio Fontana, no sentido da rodovia Castello Branco. Houve outro ponto transitável na zona sul, na Avenida das Nações Unidas (sentido Castello).
Inicialmente, a zona leste havia entrado em estado de atenção para alagamento às 16h20. As zonas sul, sudeste, oeste e a Marginal Pinheiros entraram em estado de atenção às 17h. Já a Marginal Tietê e a zona norte entraram em estado de atenção às 18h02.
Bombeiros receberam 35 chamados para queda de árvores. Número traz a soma dos balanços da corporação das 14h às 18h30 e das 18h30 às 22h, quando houve 15 chamados para alagamentos (sendo 10 para região centro).
O CGE cita algumas medidas de proteção durante a chuva, como evitar ruas alagadas, manter-se longe da rede elétrica e não parar debaixo de árvores.
Previsão para os próximos dias
Na quinta-feira (11), o sol aparece pela manhã e o cenário se repete. Entre a tarde e a noite, é esperada chuva forte acompanhada de rajadas de vento e potencial para alagamentos e transbordamento de pequenos rios e córregos. A mínima de 21°C e máxima de 33°C.
Na sexta-feira (12), a sensação será de tempo abafado. O sol aparece entre nuvens pela manhã, no entanto, nas primeiras horas da tarde, a propagação de uma frente fria muda o tempo, provocando chuva em forma de pancadas generalizadas. As chuvas podem se prolongar para o período da noite, e há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de rios e córregos. Os termômetros oscilam entre 21°C ao amanhecer e 29°C no início da tarde.
Deixe seu comentário