Previsão: chuva deve se agravar nos próximos dias no litoral de SP e no Rio
A chuva que já causou transtornos no litoral de São Paulo ontem (24) deve se agravar nos próximos dias, segundo meteorologistas, e atingir também o Rio de Janeiro.
O que aconteceu
O Inmet apontou estado de "grande perigo" para o litoral de SP e para o Rio de Janeiro. Em alerta publicado hoje, e que vai até as 10h de amanhã, o Instituto Nacional de Meteorologia prevê volumes entre 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia para o litoral sul e norte de São Paulo, bem como parte da costa do Rio, até a Baixada Fluminense.
Outras regiões do Brasil estão sob alerta de perigo para chuvas intensas. Na classificação laranja, o Inmet avalia uma faixa que vai do centro do estado do Amazonas, passa pelo Centro-Oeste e abrange todo o estado da Bahia. O aviso meteorológico vai até sábado (27).
Efeitos somados da ZCAS (Zona de Convergência Intertropical) e dos ventos marítimos. A ZCAS atua especialmente no Norte e Centro-Oeste do país, segundo a Climatempo. As chuvas também são intensificadas por uma região de baixa pressão no mar do Sudeste, que carrega as nuvens da região para a costa.
Outras regiões de São Paulo não serão tão atingidas devido à geografia do litoral. O MetSul destaca que as chuvas são causadas, em grande parte, por serem orográficas —a umidade é barrada pela Serra do Mar. Agora, a área de baixa pressão também colabora para a intensificação de um fluxo de ar mais úmido e frio do mar para a costa de São Paulo.
Transtornos no litoral de SP
Defesa Civil de SP também fez alerta. Entre hoje e sábado (27), a Defesa Civil do Estado estima em até 220 mm o volume de chuva na Baixada Santista e em até 150 mm no litoral norte. Cada mm de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado.
Maiores acumulados ocorrem entre a faixa litorânea e a encosta da Serra do Mar. O Inmet também fez alertas para uma parte do litoral norte de Santa Catarina. "Os volumes de chuva podem passar de 100 mm em 24h e acima dos 250 mm ou 300 mm até a manhã de domingo (28)", pontuou o órgão.
Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte, acionou a sirene de evacuação no noite de ontem. O equipamento foi acionado em razão dos 50 mm de chuva que caíram na Vila Sahy, onde morreram 64 pessoas em fevereiro do ano passado em razão de deslizamentos.
Volume se aproxima da quantidade de chuvas da época da tragédia. Para o MetSul, a situação é crítica, pois a chuva tem potencial de atingir valores de 300 mm a 500 mm em diferentes pontos do litoral do estado de São Paulo, "não se descartando marcas localizadas até superiores". No ano passado, choveu próximo dos 690 mm no litoral norte paulista.
Rio se recupera de tragédia recente na Baixada Fluminense. Após tempestades, 11 pessoas morreram e milhares tiveram danos materiais pelos alagamentos. Foram oito mortes na Baixada Fluminense, nos municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti e Belford Roxo, e outras três mortes na capital fluminense, todas na zona norte do rio.
*Com informações da Agência Estado
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.