Dono de padaria que ameaçou cliente já foi alvo de denúncia por agressão

O proprietário de uma padaria em Barueri (SP) que foi filmado ameaçando de morte dois clientes em vídeo que viralizou no fim de semana foi alvo de denúncias de agressão em 2017.

O que aconteceu

O UOL apurou que outros clientes já haviam sofrido algum tipo de constrangimento e até agressões físicas pelo mesmo motivo. O analista de sistemas Hudson Moreira, 26, conta que, quando viu a repercussão na imprensa, relembrou uma situação parecida que sofreu há quase sete anos.

Moreira e um amigo acusam o empresário Silvio Mazzafiori, 65, de agressão, em ocorrência registrada em 2017. Eles afirmam que foram atacados enquanto se reuniam com uma equipe de trabalho em uma mesa na padaria.

"Ele e o filho dele me empurraram, perdi os meus óculos, e o meu amigo quebrou o nariz", lembra Moreira. "Meu amigo levou uma cabeçada no rosto e vários socos pelo corpo. Não estávamos com nenhum aparelho eletrônico, somente falando de trabalho. O dono da padaria chegou na ignorância, dando um murro na mesa. Ele derrubou até os sucos, pedindo para gente se retirar."

Outro lado: a reportagem do UOL tentou entrar em contato por telefone com o dono da padaria. No sábado (3), uma funcionária informou que ele não estava e nem teria hora para voltar. No domingo (4), a resposta foi que ninguém falaria sobre o assunto.

Apesar do registro oficial, o caso não foi adiante na polícia, diz Moreira. "Fizemos uma reapresentação contra eles, e até hoje nada aconteceu, não sabemos o motivo. O BO não andou. Fizemos até exame de corpo de delito. Foi assustador, até hoje tenho gatilhos ao lembrar. Apanhamos gratuitamente porque estávamos tomando um café e falando de trabalho."

A reportagem teve acesso ao BO da época com o seguinte relato das vítimas: "O Silvio veio pra cima e dizia assim: 'Vocês não sabem com quem estão mexendo, seus bostas, seus moleques'". Segundo o boletim, Mazzafiori deu uma cabeça no rosto de uma das vítimas, ocasionando sangramento.

O caso da semana passada

Mazzafiori correu atrás do cliente Allan Barros com um pedaço de madeira e o ameaçou de morte na última quinta (1º). Ele é identificado como dono da padaria Empório Bethaville, e a discussão ocorreu porque Barros, 32, usava um notebook na mesa do estabelecimento, algo proibido no local.

Continua após a publicidade

Vídeo mostra Mazzafiori reclamando com os clientes sobre não ser permitido deixar o computador em cima da mesa. Ele está exaltado e, por algumas vezes, xinga Allan Barros, que filma a cena. O dono da padaria mostra uma plaquinha sobre a proibição do uso de eletrônicos para trabalho no local.

A discussão aumenta e, em vídeos seguintes, o homem aparece perseguindo Barros e um amigo e os ameaçando de morte. O caso foi confirmado ao UOL pela SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

"Eu vou pegar esse cara, vou matar esse cara", grita Mazzafiori, após cair no chão. Ele é levantado por funcionários. "Filma não", ele grita, ao ver que o amigo que acompanhava Barros o registra.

"Eu vou matar vocês", continua o empresário, segurado pelos funcionários. Em outro vídeo, ele segue com o pedaço de madeira perseguindo Barros. "Grandão, fica na sua", grita ele, para outro homem que estava filmando.

Toda a ação acontece em frente a um carro estacionado da Polícia Civil. Não é possível ver os policiais. Segundo a SSP, o caso foi registrado como crime de ameaça "em uma delegacia do município". Ninguém foi preso.

Barros diz que precisou ser escoltado até a delegacia por policiais militares, já que agentes da Polícia Civil não intervieram para conter a agressão. O advogado de Barros, Leonardo Bueno Dechatnik, afirmou que vai acionar a Corregedoria da Polícia Civil.

Continua após a publicidade

O advogado disse que um pedido de prisão preventiva cautelar já foi feito. Ele mencionou tentativa de homicídio por motivo torpe, além de crime de injúria e ameaça.

Nunca imaginei que abrir um computador em cima de uma mesa fosse ocasionar toda essa confusão. O sentimento é de pânico. Contratei um segurança para estar comigo e minha família. Além das ameaças no local, tenho sido intimidado nas redes sociais.
Allan Barros, cliente ameaçado de morte

Bate-boca com outra cliente, em 2018

Um vídeo de 2018 mostra Silvio Mazzafiori batendo boca com uma cliente que usava um tablet na padaria. "Desculpa, a senhora está pagando pelo erro dos outros, mas as padarias estão virando um escritório e fica ruim isso para quem investe tudo o que eu investi, para deixar as pessoas ficarem aqui dentro usando como escritório", justificou o proprietário.

Deixe seu comentário

Só para assinantes