Chuva destrói ponte e morador usa corda para cruzar rio no litoral de SP
Entre ontem e hoje, cidades do litoral de SP registraram volumes de chuva muito acima da média. Alguns dos estragos foram a queda de uma ponte em Caraguatatuba e interdições de trechos em estradas, mas não houve casos graves de feridos.
O que aconteceu
Uma pessoa se arriscou e usou uma corda para tentar atravessar o Rio Guaxinduba. A Ponte Folhas Secas, que era usada por pedestres, foi destruída durante a chuva. A Defesa Civil foi ao local nesta quinta-feira (7) para vistoria.
Caraguatatuba registrou 90 mm de chuva em um dia, o que corresponde a 30% do volume esperado para o mês. Em Ubatuba, que também fica no litoral norte, o registro foi de 287 mm, a média mensal é de 311 mm.
Cerca de 200 residências podem ter sido atingidas pela água, mas apenas duas pessoas estão desabrigadas. O cálculo de casas é uma estimativa do Coordenador da Defesa Civil. Os bairros Cantagalo e Rio do Ouro foram os mais afetados em Caraguatatuba. Município não irá decretar situação de anormalidade.
A previsão para amanhã é de nebulosidade e chuva a qualquer momento. A Defesa Civil alerta que a região já está com o solo bastante encharcado e recomenda atenção para áreas mais vulneráveis.
Rodovias interditadas
Um trecho da Rodovia Oswaldo Cruz está interditado. Os veículos que permaneceram entre os km 71 e 79 começaram a trafegar por meio de comboio organizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo.
Rodovia Serra Antiga permanece bloqueada e Serra Nova funciona em operação comboio. A primeira está interditada preventivamente e não tem previsão de liberação. Motoristas na Serra Nova seguem no sistema pare e siga, com trânsito fluindo ora sentido litoral e ora sentido São José dos Campos.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.