Conteúdo publicado há 1 mês

Fugitivos de Mossoró planejavam ir para o exterior, diz Lewandowski

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, disse que os dois fugitivos da penitenciária de Mossoró (RN) planejavam sair do Brasil. A declaração foi dada nesta quinta-feira (4), em pronunciamento após a dupla ser recapturada.

O que aconteceu

Lewandowski afirmou que ainda não há mais detalhes sobre o plano de fuga para o exterior. "Como é uma investigação que envolve dados de inteligência, não temos ainda todas as informações. Quando tivermos, obviamente, serão colocadas publicamente", afirmou.

Durante o pronunciamento, o ministro também disse que os dois homens voltarão para a mesma penitenciária de onde fugiram.

Os dois ficarão separados na cadeia e haverá inspeção diária. "Eles voltarão para a penitenciária de onde fugiram, em Mossoró, totalmente reformulada. Haverá inspeção diária. A direção foi trocada. De lá certamente não se evadirão", afirmou Lewandowski.

Lewandowski explicou que os fugitivos foram localizados após a operação trocar de estratégia. "A mudança da estratégia consistiu em sairmos da busca física, por assim dizer, e trabalhar na parte da inteligência, sobretudo a parte do inquérito aberto pela PF de Mossoró."

Imagem
Imagem: Arte/UOL

Captura dos fugitivos

Os dois homens que fugiram da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, foram encontrados e presos nesta quinta-feira (4). Foi a primeira fuga de um presídio de segurança máxima do país.

Após 50 dias de buscas, os dois detentos que escaparam do presídio de segurança máxima foram encontrados em Marabá (PA), a cerca de 1.600 km de Mossoró. O Ministério da Justiça e da Segurança Pública montou uma força-tarefa de cerca de 500 agentes para encontrar Rogério da Silva Mendonça, 33, e Deibson Cabral Nascimento, 35, após a fuga em 14 de fevereiro

Continua após a publicidade

Os fugitivos e outros quatro homens estavam na capital Belém e foram capturados quando se deslocavam em três carros para Marabá. Rogério e Deibson, que integram a facção Comando Vermelho do Acre, estavam em veículos diferentes — que eram conduzidos pelos comparsas — e tinham outro carro na "escolta", segundo a PF.

O grupo foi recapturado em uma ação conjunta entre a PF e a PRF na BR-222. A ação ocorreu nas imediações de uma ponte rodoferroviária. Um dos fugitivos foi capturado pela PRF. O outro, pela PF.

Deixe seu comentário

Só para assinantes