Conteúdo publicado há 6 meses

Dois aviões da FAB com 40 toneladas de materiais decolam rumo a Canoas

Dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) decolaram na manhã deste sábado (11) em Brasília rumo a Canoas (RS).

O que aconteceu

Aeronaves partiram com 40 toneladas de ajuda ao Rio Grande do Sul. Os aviões são dois KC-390 Millennium, do Esquadrão Zeus da FAB.

Em paralelo, 19 carretas do Exército e de empresários voluntários partiram por vias terrestres. Esses veículos levam cerca de 380 toneladas de alimentos e materiais doados. Os itens enviados foram arrecadados por meio da Campanha "Todos Unidos pelo Sul".

Nível do Guaíba é o menor em 8 dias

Altura da água caiu para 4,6 metros. Nível não chegava a esse desde 3 de maio, quando foram registrados 4,63 metros, às 17h. A medição do Guaíba foi feita no cais Mauá às 8h pela ANA (Agência Nacional de Águas).

O nível da Lagoa dos Patos, por sua vez, está em alta. Esse é o local onde as águas do Guaíba desembocam, banhando cidades como Rio Grande e Pelotas.

Em Pelotas, o nível da Lagoa dos Patos está em 2,75 metros. A aferição é do canal São Gonçalo, uma das ramificações da lagoa, às 4h deste sábado (11). Essa altura é considerada pela Prefeitura como uma situação de cheias.

Já em Rio Grande, a altura da Lagoa dos Patos é de 2,36 metros. O nível é da medição mais recente da cidade, feita às 21 horas desta sexta-feira (10) —o nível está 1,56 metro acima do normal.

Autoridades locais estão com dificuldades para medir a altura da água. Além da dificuldade para acessar as réguas, segundo essas autoridades, isso ocorre porque, à medida que a água avança pelas ruas das cidades, o nível da lagoa em si cai. Essa redução dá uma impressão de que a altura está diminuindo, quando, na verdade, a tendência de alta se mantém.

Continua após a publicidade

Chuvas no RS já afetaram quase 2 milhões

Número de afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul é de 1.951.402. Ao menos 339.928 pessoas ficaram desalojadas e 71.398 estão em abrigos. A última atualização foi divulgada na manhã deste sábado (11) pela Defesa Civil.

Dos 497 municípios gaúchos, 444 sofreram alguma consequência dos temporais. As cidades atingidas no estado representam mais de 88% do total.

A Defesa Civil também informou que é de 136 o número de óbitos confirmados. Veja aqui quem foram as vítimas identificadas até o momento. Já são 141 desaparecidos e 756 feridos, segundo o boletim da Defesa Civil Estadual.

74.153 pessoas foram resgatadas. Já o número de animais salvos chegou a 10.348. O órgão ainda divulgou que o efetivo que trabalha na tragédia é de 27.589 pessoas, com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.

Rodovias tem 78 trechos bloqueados no RS

Os bloqueios são registrados em 52 rodovias, entre estradas, balsas e pontes. As informações são do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), consolidadas com o Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Continua após a publicidade

Escolas impactadas são 528, afetando 215.732 estudantes matriculados. Outras 84 escolas estão servindo de abrigo no estado.

Deixe seu comentário

Só para assinantes