Conteúdo publicado há 1 mês

Prefeitura de Canoas nega rompimento de dique; Exército mandou evacuar área

A Prefeitura de Canoas (RS) desmentiu a informação de que o bairro Mathias Velho precisou ser evacuado na noite de domingo (26).

O que aconteceu

Exército mandou moradores deixarem suas casas. Vídeos mostram militares nas ruas de Mathias Velho afirmando que "estourou a barragem" e que há risco de novas inundações.

Notícia sobre o suposto rompimento de um dique assustou moradores. Às 19h, a prefeitura desmentiu a informação e esclareceu que o bairro estava seguro. Militares não checaram a informação antes de evacuar área.

Exército fala em grave erro. Os militares diretamente envolvidos foram afastados e o caso será investigado. "Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos". 14ª Brigada de Infantaria Motorizada pediu "sinceras desculpas" e reiterou seu compromisso com a população de Canoas.

Leia a nota da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

"A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Grande Unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército, informa que, na noite de domingo, 26 de maio de 2024, por volta das 18 horas, foi notificada de um incidente envolvendo tropas que integram a Operação Taquari 2 em apoio às ações de ajuda humanitária no município de Canoas.

Militares que atuavam no Bairro Mathias Velho, souberam, sem confirmação, que um dique havia se rompido e imediatamente passaram a comunicar erradamente aos moradores da necessidade de evacuação das áreas consideradas em risco.

O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento. Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares diretamente envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação.

A 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reitera seu compromisso com a população afetada pela catástrofe ambiental, em especial com os moradores de Canoas-RS e manifesta sua solidariedade a todos os moradores que foram erroneamente informados e pede sinceras desculpas pelo ocorrido."

Deixe seu comentário

Só para assinantes