Porto Alegre religa 100% do sistema de água; abastecimento será gradual
A capital Porto Alegre retomou 100% do sistema de abastecimento de água pela 1ª vez desde as cheias que atingiram o Rio Grande do Sul.
O que aconteceu
A ETA (Estação de Tratamento de Água) de Ilha da Pintada foi religada na manhã de sábado (8), anunciou o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto). A estação era a única de Porto Alegre que ainda não estava operando.
Retomada do abastecimento é gradual e pode demorar mais em áreas afastadas da rede, diz o Dmae. Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, algumas casas já recebem água tratada, "mas a totalidade poderá demorar um pouco mais devido a fugas de água e dificuldades".
A previsão era de que o abastecimento na Ilha da Pintada fosse normalizado até a madrugada de hoje. Depois, o serviço começa a ser retomado nas ilhas do Pavão, das Flores e dos Marinheiros.
O trabalho de recuperação da ETA Ilha da Pintada começou no início da semana após a baixa do Guaíba. Enquanto a estação estava desligada, cerca de 9 mil pessoas foram abastecidas por caminhões-pipa.
85% da população de Porto Alegre ficou sem acesso à água após as chuvas. Os temporais deixaram 172 mortos, segundo o boletim da Defesa Civil. Outras 42 pessoas seguem desaparecidas e 806 ficaram feridas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.