Conteúdo publicado há 24 dias

Baleia jubarte se 'enrosca' e puxa barco de pescador no RJ

Pescadores de Arraial do Cabo (RJ) foram surpreendidos por uma baleia jubarte, nesta segunda-feira (24), que se enroscou no cabo da âncora do barco e "arrastou" a embarcação.

O que aconteceu

A baleia jubarte estava de passagem pela Praia Grande, bateu no cabo de âncora de um dos barcos e rebocou a embarcação. As informações foram disponibilizadas pela prefeitura de Arraial do Cabo.

Baleia enroscou a cauda no barco após se assustar. A região em que o incidente aconteceu é uma zona de pesca, com embarcações ancoradas, e que coincide com a rota de migração das jubartes, segundo o presidente da Funtec (Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia) de Arraial do Cabo, Maycon Victorino.

Pescadores precisaram cortar o cabo da âncora. Posteriormente, a FUNTEC passou a monitorar o animal por meio de drone ainda com o cabo da garatéia presa. Embarcações do ICMbio, do laboratório Ecomar da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma embarcação de pesca tradicional prestaram apoio ao mamífero.

A jubarte foi avaliada e não sofreu ferimentos. No momento em que mergulhadores se preparavam para entrar na água a fim de soltar o cabo da nadadeira da baleia, o animal conseguiu se livrar do cabo e retornou para o mar aberto em segurança.

Pescadores também estão bem, ainda segundo a prefeitura. O órgão ressaltou que, de acordo com as regras vigentes, quando a embarcação está pescando e avistar uma baleia, ela deve ficar com o motor ligado em neutro, para que a baleia escute que ali existe um barco e saber sua localização.

Deixe seu comentário

Só para assinantes