Queda de avião da Voepass deixou órfãos e matou crianças; conheça histórias
Entre tripulação e passageiros, 62 pessoas morreram na última sexta-feira (9), na queda de um avião em Vinhedo (SP).
A lista com os nomes das vítimas foi divulgada pela empresa responsável pelo voo, a Voepass.
Entre os mortos, um casal que estava junto havia 45 anos, uma família venezuelana, médicos e uma criança de quatro anos, que viajava para celebrar o Dia dos Pais.
Veja quem são as vítimas:
Adriana Santos
Adriana Maria Dalfovo do Santos trabalhava como escrevente no 4º Tabelionato de Notas de Cascavel e ia para Maceió realizar um exame psicotécnico, etapa de um concurso para trabalhar em um cartório do estado. Ela já havia sido aprovada em outras duas etapas.
Adriano Daluca Bueno
Adriano Daluca Bueno completaria 48 anos no domingo, Dia dos Pais. Ele era professor do Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo (PR), e voava com a companheira, a também professora Raquel Ribeiro Moreira. Adriano adorava esportes e era fã de futebol.
Adrielle Costa
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Adrielle Costa era técnica em um laboratório de Cascavel e estava no avião com o filho, Lucas Felipe Costa Camargo. Ela deixa outros dois filhos.
Alipio Santos Neto
Alípio Camilo dos Santos Neto era de Uberlândia (MG) e voltava de uma viagem a trabalho. Segundo suas redes sociais, Alípio tinha 15 anos de atuação na área de controladoria, e atualmente trabalhava na BRF S/A. Ele era conhecido como "Bola" ou "Bolinha" por amigos e torcia para o Corinthians.
Ana Caroline Redivo
Ana Caroline Redivo se formou no curso de administração em 2014. Atualmente, trabalhava com tratamento nutricional avançado.
André Michel
O representante comercial André Armindo Michel, 52, pretendia ir de Cascavel (PR) a Campo Bom (RS) após um dia de trabalho, mas tinha de fazer uma conexão em Guarulhos, já que o aeroporto de Porto Alegre, o mais próximo da cidade natal dele, ainda não está funcionando devido às inundações que ocorreram em maio. A esposa dele, Clair Michel, descreveu o marido como '"uma pessoa muito intensa" e que "amava viver".
Antonio Deoclides Zini Junior
Antônio Deoclides Zini Júnior tinha 40 anos e foi goleiro de futsal na juventude. Ele iniciou sua carreira esportiva no Tuiuti Esporte Clube e fez parte do time Cascavel Futsal. Ele estava no avião com a esposa, Kharine Gavlik Pessoa Zini. Eles deixam dois filhos.
Arianne Risso
Arianne Albuquerque Risso era médica, profissão que ela escolheu ainda na infância. Ela estudou até o ensino médio em Fortaleza e decidiu se mudar para Florianópolis para fazer faculdade perto do pai, que mora no Paraná. Após formada, decidiu se especializar em oncologia. A jovem estava a caminho de um congresso quando o avião caiu.
Constantino Thé Maia
Constantino Thé Maia era representante comercial e morava em Natal (RN). Inicialmente, o nome dele não estava na lista de passageiros divulgada pela Voepass, mas sua morte foi confirmada no sábado. Ele era gestor de venda e tinha viajado a trabalho. Maia deixou dois filhos.
Daniela Schulz Fodra
Daniela Schulz Fodra viajava com o marido Hiales Fodra para os Estados Unidos. Horas antes do voo, ela publicou stories falando da viagem. "Bastantes horas de espera, de voo. Mas, enfim, se Deus quiser vai dar tudo certo, logo estamos no nosso destino e vou postando tudo aqui para vocês", disse.
Danilo Santos Romano
Danilo Santos Romano, 35 anos, era piloto do voo. Danilo era formado em aviação civil, tinha mais de 10 anos de experiência e trabalhava há quase dois anos na Voepass. Ele morava em São Paulo, era palmeirense e tinha como hobby a corrida.
Debora Soper Avila
Debora Soper Avila, 28 anos, era uma das comissárias de bordo. Antes, ela trabalhava na área de estética. Débora trabalhava na Voepass desde março de 2023. Era natural de Porto Alegre e casada há três anos.
Denilda Acordi
Denilda Acordi, de 71 anos, era aposentada e faria uma visita ao filho, netas e a mãe em Brasília. Ela estava no voo para Guarulhos para uma conexão. "Nossa mãe tem 93 anos e ainda não sabe da tragédia", afirmou Inês Pavanelli, irmã de Denilda, ao UOL.
Deonir Secco
Deonir Secco era professor do curso de engenharia agrícola no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ele era doutor em agronomia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), no Rio Grande do Sul, e dava aulas na graduação e no programa de pós-graduação em engenharia de energia na agricultura desde 2010.
Diogo Ávila
O gerente de vendas Diogo Boeira Ávila, 42, era gaúcho de Pelotas e morava em Florianópolis (SC) há cerca de três anos. O gerente de vendas fazia uma viagem a trabalho. Ele atuava numa empresa do ramo farmacêutico, a Biolab.
Edilson Hobold
Edilson Hobold lecionava no curso de educação física, no campus Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ele era doutor em educação física, com ênfase em treinamento esportivo e pedagogia do esporte. O professor também trabalhou por muitos anos como árbitro na FIJ (Federação Internacional de Judô), com diversas participações nacionais e internacionais.
Eliane Andrade Freire
Eliane Andrade Freire era farmacêutica e havia embarcado no voo da Voepass para visitar a família. Eliane trabalhava na Prati-Donaduzzi como supervisora de Garantia da Qualidade.
Gracinda Marina Castelo da Silva
Gracinda Marina Castelo da Silva, 47, nasceu em Portugal e foi radicada no Brasil. Ela morava em Toledo, cidade de 140 mil habitantes localizada a 45 km de Cascavel (PR) e se definia como "harleyra", termo utilizado para mulheres que pilotam motocicletas Harley-Davidson. Ela estava no avião com o marido Nélvio José Hubner. Eles deixam três filhos.
Hadassa Maria da Silva
Hadassa Maria da Silva viajava com o marido, Leonardo Henrique da Silva. Ela era egressa do curso de ciências contábeis no campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
Hiales Carpine Fodra
Hiales Fodra era engenheiro agrônomo e já foi policial rodoviário federal. Em nota compartilhada nas redes sociais, a PRF lamentou a morte do ex-agente, que atuou na corporação entre 2019 e 2021. Hiales atuava como representante comercial de uma marca de sementes de soja e milho.
Humberto de Campos Alencar e Silva
Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos, era copiloto do voo. Ele tinha 40 anos de carreira e mais de 15 mil horas de voos, tendo sobrevoado todos os estados brasileiros. Ele deixa esposa e três filhos.
Isabella Santana Pozzuoli
Isabella Santana Pozzuoli morava no Rio de Janeiro e postou stories do momento do embarque. Nas imagens, a jovem mostrou o momento com a mala e, aos fundos, o avião que cairia horas depois. Na legenda, ela ressalta os 8 ºC que faziam na região.
Jose Carlos Copetti
José Clóvis Arruda
José Clóvis era aposentado e fotógrafo. Ele enviou uma foto dentro do avião para a única filha deles. A imagem foi feita momentos antes da queda e passou a circular nas redes sociais após o acidente. Ele viajava com a esposa, Maria Auxiliadora.
José Roberto Leonel Ferreira
José Roberto Leonel Ferreira estava aposentado havia três meses. Ele atuou na docência e residência médica no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) desde 2000. Além disso, o professor era proprietário de um centro de imagens em Cascavel e médico radiologista na Policlínica Hospital de Cascavel desde 1989.
Josgleidys Gonzalez
Josgleidys Gonzalez era venezuelana e estava no voo com o filho, Joslan Perez, e a mãe, Maria Parra. Eles iriam até Boa Vista (RR) e, de lá, seguiriam de ônibus a Pacaraima, na fronteira. A cachorrinha da família, Luna, viajava com eles.
Joslan Perez
Joslan Perez era filho de Josgleidys Gonzalez e neto de Maria Parra, e estava indo para a Venezuela com a família. Em um vídeo feito na manhã do acidente, ele brincava com a cachorrinha Luna, que também estava no voo.
Kharine Gavlik Pessoa Zini
Kharine Gavlik Pessoa Zini era fisioterapeuta formada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Após a graduação em Mato Grosso do Sul, ela voltou ao seu estado natal e fez especializações em fisioterapia respiratória em uma universidade paranaense.
Laiana Vasatta
Laiana Vasatta tinha 34 anos e colecionava processos contra empresas de aviação. Ela atuou em pelo menos 90 processos contra companhias aéreas nacionais e internacionais. Os dados são de levantamento feito pelo UOL no Jusbrasil. Estava noiva de Fábio Bigolin, e era filha do pré-candidato a vereador de Cascavel Jaime Vasatta.
Leonardo Henrique da Silva
Leonardo Henrique da Silva tinha 28 anos, era estagiário e estudante do 6º período de educação física no Centro FAG (Fundação Assis Gurgacz). Ele viajava com a esposa, Hadassa Maria da Silva. Eles namoravam desde o ensino médio.
Liz Ibba dos Santos
Liz Ibba dos Santos tinha três anos e viajava com o pai, Rafael Fernando dos Santos, para passar o Dia dos Pais com ele em Florianópolis. Ela é filha da jornalista Adriana Ibba, que trabalha no grupo Catve de comunicação.
Lucas Felipe Costa Camargo
Lucas Felipe Costa Camargo tinha 21 anos e era estagiário. O jovem trabalhava na Secretaria da 1ª Vara de Família e Sucessões, Registros Públicos e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de Cascavel. Ele completaria 22 anos no próximo dia 20 de agosto. Estava com a mãe, Adrielle Costa, no avião.
Luciani Cavalcanti
Luciani Cavalcante era representante comercial em São Paulo, de uma empresa que atua no ramo da marmoraria. Ela trabalhava com outras oito vítimas do acidente.
Luciano Trindade Alves
Luciano Trindade Alves morava em São Bernardo do Campo. Era trabalhador químico com 27 anos de carreira O Sindicato dos Químicos do ABC lamentou a morte do profissional com uma nota de falecimento no site. "Luciano trabalhava como colorista na empresa Sherwin Willians e era morador do bairro Selecta, em São Bernardo do Campo", diz a entidade.
Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
Maria Auxiliadora Vaz de Arruda tinha 74 anos e viajava com o marido, José Clóvis. Ela era conhecida como dona Dora e era professora. Ela ingressou na prefeitura de Guaratinguetá em 1971 e se aposentou há três anos. Eles estavam visitando a filha, que trabalha na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Maria Parra
Maria Parra era venezuelana e viajava para a terra natal com a filha, Josgleidys Gonzalez, e o neto, Joslan Perez. Eles iriam até Boa Vista e, depois, pegariam estrada até a fronteira.
Maria Valdete Bartnik
Maria Valdete Bartnik viajava com o marido, Renato Bartnik, para o Rio de Janeiro. Eles visitariam um parente doente. O casal estava junto havia 45 anos e postava fotos de viagens que faziam nas redes sociais.
Mariana Belim
Mariana Comiran Belim se formou em medicina em 2019. Ela atuava como intensivista na UTI adulta do HUOP. Em 2022, Mariana terminou a residência médica em clínica médica no HURM (Hospital Universitário Regional de Maringá) e era médica residente em oncologia clínica pela UOPECCAN (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer).
Mauro Bedin
Mauro Manoel Bedin, de 60 anos, viajava com a namorada, Rosangela Maria de Oliveira. Bedin era funcionário da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Ele trabalhava no setor de atendimento ao público, em Guaíra, e estava na empresa havia 33 anos. Eles passariam as férias em Salvador.
Mauro Sguarizi
Mauro Junior Zeczkowski Sguarizi, de 30 anos, era DJ e produtor musical. Ele planejava pedir a mão da companheira em casamento e formalizar a união na Suíça ainda este ano. Ele viajou para Foz do Iguaçu, onde mora a mãe, para emitir seu passaporte.
Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
Miguel Arcanjo Rodrigues Júnior, 32, pretendia ir a Guarulhos, onde pegaria um voo para Angola. No país africano, o plano era trabalhar na maior reserva de conservação do país. Miguel se atrasou para pegar o voo. Ele teria pedido aos funcionários para deixá-lo embarcar e não perder a conexão internacional em São Paulo.
Nélvio José Hubner
Nélvio José Hubner era procurador do município de Toledo (PR). Ele viajava com a esposa, Gracinda Marina, professora da UTFPR.
Paulo Alves
Paulo Alves tinha 39 anos, morava em Florianópolis e era engenheiro ambiental. Apaixonado por surfe, ele deixa a esposa, com quem estava junto há 16 anos.
Pedro Gusson do Nascimento
Pedro Gusson do Nascimento era colaborador de uma empresa que atua no ramo da marmoraria. Ela trabalhava com outras oito vítimas do acidente.
Rafael Alves
Rafael Fernando dos Santos
Rafael Fernando dos Santos era servidor do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina). Em nota, o órgão afirmou que o homem começou a trabalhar lá como programador de computador, em 2009. Desde então, ele fazia parte da equipe de gerência de sistemas de informação. Ele estava com a filha Liz, de três anos.
Raphael Bohne
Raphael Bohne morava em Fortaleza, era dono de uma loja de materiais de construção e representante comercial de uma empresa que atua no ramo da marmoraria.
Raquel Ribeiro Moreira
Raquel Ribeiro Moreira fazia parte do Programa de Pós-Graduação em Letras do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Ela atuava na área de análise de discurso, adolescentes em situação de risco social, livro didático, educação formal e profissionalizante e produção textual.
Regiclaudio Freitas
Regiclaudio Freitas residia em Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, onde era um dos proprietários de uma loja de materiais de construção. Ele era sócio de Wlisses Oliveira, também vítima, que morava em Fortaleza e tinha outra empresa na capital cearense.
Renato Bartnik
Renato Bartnik viajava com a esposa, Maria Valdete Bartnik, para o Rio de Janeiro. Eles visitariam um parente que está doente.
Renato Lima
Ronaldo Cavaliere
Ronaldo Cavaliere era representante comercial em Alagoas, de uma empresa que atua no ramo da marmoraria. Ela trabalhava com outras oito vítimas do acidente.
Rosana Santos Xavier
Rosana Santos Xavier, de 23 anos, viajava a trabalho. Ela era de São Paulo e fazia o trajeto a cada dois meses. Antes de embarcar, mandou mensagem para a mãe falando sobre o avião. "Que medo desse voo, juro, avião velho. Tem uma poltrona quebrada, caos", diz o texto enviado no grupo de conversa da família.
Rosangela Maria De Oliveira
Rosangela Maria de Oliveira viajava com o namorado, Mauro Manoel Bedin. Ela tinha registro de MEI para cabeleireira e manicure, e passaria as férias na Bahia.
Rosangela Souza
Rosangela Souza era representante comercial de uma empresa que atua no ramo da marmoraria. Ela trabalhava com outras oito vítimas do acidente.
Rubia Silva de Lima
Rubia Silva de Lima, 41 anos, trabalhava há 14 anos na Voepass. Ela sempre sonhou em ser comissária de bordo e começou na área como agente de aeroporto em 2010. Foi promovida a comissária em julho de 2023.
Sarah Sella Langer
Sarah Sella Langer era médica pediatra e atendia no pronto-socorro do HUOP. Ela se formou em medicina em 2012 e participava de projetos de pesquisa de imunoterapia sublingual na dermatite atópica e genética da dermatite atópica em pacientes brasileiros
Silvia Cristina Osaki
Silvia Cristina Osaki era professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e médica veterinária. Silvia fazia parte do quadro de professores da UFPR desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de Zoonoses, Epidemiologia Veterinária, Saúde Pública e Educação para Saúde no Setor Palotina.
Simone Mirian Rizental
Simone Mirian Rizental foi professora na Apae de Cascavel e lecionou também no EJA (Educação de Jovens Adultos). Ela se aposentou na Apae em 2020.
Thiago Almeida Paula
Thiago Almeida Paula nasceu em Fortaleza, mas vivia em Mossoró, no Rio Grande do Norte, onde atuava como representante comercial na área de materiais de construção.
Tiago Azevedo
Tiago Büller Azevedo era engenheiro de produção, tinha 40 anos e faria aniversário na quarta-feira (14). Ele morava na região metropolitana de São Paulo, e deixa esposa e um filho de sete anos.
Wlisses Oliveira
Wlisses Oliveira era representante comercial de uma empresa que atua no ramo da marmoraria. Ela trabalhava com outras oito vítimas do acidente.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.