Conteúdo publicado há 2 meses

Imagens aéreas mostram combate a incêndios com helicópteros em SP

Imagens aéreas mostram o combate a incêndios em vários pontos do estado de São Paulo, nesta quinta-feira (12), com helicópteros da Polícia Militar.

O que aconteceu

PM utilizou oito helicópteros simultaneamente. Esse é o maior número de aeronaves já usadas pela corporação ao mesmo tempo nesse tipo de operação. A operação também contou com quatro caminhões de abastecimento de combustível, do CAvPM (Comando de Aviação da Polícia Militar), para oferecerem apoio e aumento da autonomia nas missões.

Estado de São Paulo bateu novo recorde diário de focos ativos em setembro. Foram registrados, nesta quarta-feira (11), o número de 327 focos de incêndio, segundo balanço divulgado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O recorde anterior havia sido registrado no dia 4.

Em 12 dias do mês, estado já contabiliza 1.307 focos. Para efeito de comparação, setembro completo, em 2023, somou 375 focos de incêndio. O Brasil inteiro registra 45.764 focos apenas em setembro.

Alerta do Inmet

Afetado por onda de calor, São Paulo está sob alerta do Inmet. O aviso abrange todos os municípios paulistas, exceto os do litoral, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A capital paulista terá temperaturas acima dos 30ºC pelo menos até sábado (14).

Estado segue em alto risco para incêndios até sábado (14). As temperaturas podem chegar a 39ºC em algumas regiões de São Paulo nos próximos dias, segundo a Defesa Civil.

Parques estaduais continuam fechados até 29 de setembro. A decisão tomada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo inclui 81 unidades de conservação espalhadas pelo estado. Neste momento, apenas partes concessionadas dos parques de Campos do Jordão e Cantareira seguem abertas.

Calor extremo afeta principalmente idosos, crianças e grávidas. Esses grupos tendem a ficar desidratados mais rapidamente e, por isso, devem redobrar a atenção em meio à onda de calor, segundo orientação da Defesa Civil. Pessoas com doenças crônicas também sofrem com as temperaturas elevadas.

Continua após a publicidade

Veja outras recomendações:

  • Não passe muitas horas sem se alimentar, mesmo sem fome. Dê preferência a frutas, verduras e alimentos leves;
  • Mantenha-se hidratado e não substitua água por bebidas alcoólicas;
  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar;
  • Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol, das 11h às 17h;
  • Evite a exposição excessiva ao sol, que pode causar mal-estar e insolação.

*Com informações da agência Estadão Conteúdo

Deixe seu comentário

Só para assinantes