Ex-vereador é condenado por morte de homem que cobrou promessas de campanha
O ex-presidente da Câmara Municipal de Campo Formoso (BA) José Alberto de Carvalho Pereira (PSD), conhecido como ''Zé Lambão'', foi condenado a mais de 20 anos pela morte de um homem que o cobrou a respeito de promessas feitas durante a campanha eleitoral.
O que aconteceu
André Luiz de Oliveira Coelho foi morto a tiros em 2016. A sentença de 20 anos e seis meses de reclusão foi dada nesta quinta-feira (26) durante um julgamento no Tribunal do Júri, em Salvador.
Político foi reeleito mesmo após o crime. Em 2020, Zé Lambão recebeu 1622 votos e foi o sétimo mais votado na cidade.
O vereador José Alberto e André Luiz estavam em um bar quando o crime ocorreu. Os dois teriam discutido depois que a vítima questionou o parlamentar sobre promessas políticas feitas durante a campanha eleitoral e que não foram cumpridas, entre elas o abastecimento de água potável no distrito de Poços.
Vereador teria reagido de forma violenta após a cobrança. Segundo o Ministério Público, o condenado efetuou disparos contra o homem com uma pistola Taurus PT.40, de uso restrito.
Julgamento precisou mudar de Campo Formoso para Salvador devido à influência do réu na região. De acordo com a Justiça, as relações de José Alberto no município poderiam comprometer a imparcialidade da decisão.
Ainda cabe recurso na decisão. O homicídio foi considerado qualificado por motivo fútil e por dificultar a defesa da vítima, além de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.
O UOL tenta localizar a defesa do político e entrou em contato com a Câmara Municipal de Campo Formoso. O espaço segue aberto para manifestação.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.