Topo

RJ: 1º debate na pandemia tem divisor de acrílico e medição de temperatura

1º.out.2020 - Martha Rocha (PDT) e Eduardo Paes (DEM) separados por divisor de acrílico - Reprodução/Band
1º.out.2020 - Martha Rocha (PDT) e Eduardo Paes (DEM) separados por divisor de acrílico Imagem: Reprodução/Band

Maria Luisa de Melo

Colaboração para o UOL, no Rio

02/10/2020 02h13

Com o desafio de realizar o debate com maior número candidatos à Prefeitura do Rio da história da emissora e em meio à pandemia do novo coronavírus, a TV Bandeirantes teve que redobrar os cuidados durante o encontro na noite de ontem (1º).

A presença do público no estúdio da emissora não foi permitida para evitar aglomerações. Os assessores também não puderam ficar no mesmo ambiente que os candidatos. Todos os candidatos foram orientados a chegar de máscara à sede da emissora, em Botafogo, na zona sul carioca, e a trocá-la antes de entrar no prédio. Segundo convidados, os candidatos tiveram temperatura medida na entrada do prédio.

Se antes os acompanhantes dos candidatos ficavam no mesmo ambiente, desta vez cada grupo foi alocado em uma sala para assistir ao debate pela TV. Ao todo, foram disponibilizadas 11 salas, com álcool gel e kits de máscaras em cada sala.

No estúdio reservado aos candidatos, a orientação era de que cada um deles se mantivesse de máscara enquanto não estivesse fazendo perguntas ou respondendo seus adversários. A permissão para retirada da máscara foi dada apenas enquanto os candidatos estivessem em sua vez de falar.

Alguns candidatos chegaram a se enrolar no momento de tirar as máscaras, enquanto outros se esqueciam e eram lembrados pelo mediador.

Mesmo assim, foi instalado um divisor de acrílico para evitar o contato entre os aspirantes ao Palácio da Cidade.

Para evitar contaminação mesmo apelando ao distanciamento social, a emissora contratou o infectologista Edmilson Migowski para auxiliar no reforço à prevenção contra a covid-19 durante o encontro.

Antes de se dirigir à sede da emissora, os candidatos e seus acompanhantes tiveram que responder a um extenso questionário sobre estarem com algum sintoma do novo coronavírus, como febre, sudorese e dor de garganta. O documento foi submetido aos cuidados de Migowski. Nenhum candidato relatou apresentar os sintomas.

"Esse tipo de exposição não requer testagem. Mas na entrada da Band se exige avaliação da temperatura. Só que febre, na covid-19, ocorre em menos de 20% dos pacientes", disse o infectologista. "Todos os candidatos foram orientados a manter a máscara enquanto estivessem sentados", completou.