Bruno Engler se diz alinhado com Bolsonaro e que BH será parceira da União
Candidato a prefeito de Belo Horizonte, Bruno Engler (PRTB) declarou que pensa "absolutamente igual" ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que, se eleito, fará da administração municipal uma parceira da União.
As declarações foram dadas durante sabatina do UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo, transmitida hoje. Engler foi o primeiro entrevistado entre os candidatos à prefeitura da capital mineira.
Engler, que aparece com 3% das intenções de voto na última pesquisa Ibope, é do mesmo partido do vice-presidente Hamilton Mourão e tem apoio da família Bolsonaro.
Perguntado se a prefeitura será uma extensão do planalto caso seja eleito, Engler diz que, politicamente, pensa "absolutamente igual" ao presidente.
"A gente tem um alinhamento total, a prefeitura de Belo Horizonte vai ser parceira da União e essa parceria vai trazer muitas oportunidades de crescimento", disse.
Durante a entrevista, as repórteres Amanda Rossi, do UOL, e Fernanda Canofre, da Folha de S. Paulo, perguntaram sobre o conflito aberto entre o candidato e o partido.
A Justiça Eleitoral indeferiu a chapa de Bruno Engler com a coronel Cláudia Romualdo como vice-prefeita. O PRTB apresentou o nome de Mauro Quintão como vice para compor a chapa.
O TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) decidiu que o vice será Quintão, como aprovado na convenção do partido. Cabe recurso.
"Não tenho nenhum problema pessoal com o Mauro Quintão, a questão é que existiu um acordo em que eu teria autonomia de gerir a minha candidatura", afirmou Engler durante.
O candidato afirma que ainda não teve retorno do partido sobre a situação, mas que já foi realizado um abaixo-assinado pedindo para que Levy Fidelix (presidente nacional da sigla) intervenha.
"Querem mudar o acordo que a gente fez, política se faz com palavras, se a gente já começar a campanha quebrando acordos e palavras, é um hábito ruim, aí a gente não faz uma nova política", declarou.
O candidato também falou sobre a tentativa falha de trazer outros partidos para coligação.
"Quem conhece os bastidores da política sabe que é muito difícil fazer alianças baseadas em ideias, a maioria das alianças são com promessas de cargos ou com algum ganho, e isso a gente não faz", disse.
Perguntado sobre as prioridades em seu plano de governo, Engler disse que tem como foco as áreas de educação, segurança pública, e a resolução dos problemas com as chuvas e enchentes na cidade.
Engler também falou sobre a intenção de implementar escolas no modelo cívico-militar e valorização da Guarda Municipal.
Próximas sabatinas
As próximas sabatinas com os candidatos de Belo Horizonte serão com João Vitor Xavier, do Cidadania (dia 6), Alexandre Kalil, do PSD (dia 7) e Áurea Carolina, do PSOL (dia 9).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.