Topo

RJ: Operação da polícia busca relação da milícia com morte de candidato

Domingos Barbosa Cabral, que era candidato a vereador de Nova Iguaçu, foi morto a tiros no dia 10 de outubro - Reprodução
Domingos Barbosa Cabral, que era candidato a vereador de Nova Iguaçu, foi morto a tiros no dia 10 de outubro Imagem: Reprodução

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

06/11/2020 09h22

A Polícia Civil do Rio de Janeiro faz uma operação na manhã de hoje para cumprir dez mandados de busca e apreensão contra integrantes da milícia liderada por Wellington da Silva Braga —o "Ecko", miliciano mais procurado no Rio de Janeiro.

De acordo com a polícia, o objetivo da ação é reunir documentos que ajudem na investigação que apura a morte do candidato a vereador de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Domingos Barbosa Cabral, conhecido como "Domingão", assassinado no dia 10 de outubro.

Segundo a polícia, Domingão é irmão do policial militar Andre Barbosa Cabral, conhecido por "Cabral", preso em julho deste ano e líder da milícia mais antiga que atuava na Baixada. O grupo de "Cabral" estaria em conflito com a milícia chefiada por "Ecko", comandada na região por "Tandera", um de seus homens de confiança.

Além da investigação sobre o homicídio, outro objetivo "é buscar provas que possam indicar a efetiva participação da milícia em campanhas eleitorais com financiamento de candidatos por eles apoiados".

Uma das buscas ocorre na casa do candidato a vereador Germano Silva de Oliveira, conhecido como "Maninho de Cabuçu". Denúncias apontam o candidato como a pessoa escolhida pela milícia para atuar na região. O grupo, segundo as investigações, passou a restringir a atuação de outras pessoas em campanha eleitoral.

Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no município de Nova Iguaçu e também em Xerém, em Duque de Caxias, sendo a operação coordenada pelo Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense.