Topo

Joice critica "gangorra" do PT e PSDB e diz que vai ter "subprefeito raiz"

Joice Hasselmann (PSL) participa do último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo - Deividi Correa/Estadão Conteúdo
Joice Hasselmann (PSL) participa do último debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo Imagem: Deividi Correa/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

12/11/2020 23h29

Em resposta a uma pergunta de Jilmar Tatto (PT), Joice Hasselmann (PSL) disse hoje à noite no debate da TV Cultura, retransmitido pelo UOL, que o centro de São Paulo está abandonado e que problemas da cidade são deixados de lado numa "gangorra entre [gestões de] PT e PSDB". Ela repetiu promessa de que a cidade terá "subprefeitos raiz".

Tatto pediu que Joice falasse da situação do centro da cidade, em especial, "embaixo do Minhocão", ali no "bairro do prefeito", a Barra Funda.

"O centro está abandonado, problemas que são deixados de lado nesta gangorra entre PT e PSDB, entra prefeito e sai prefeito e a cidade fica de lado. Há muitos problemas para resolver. A questão dos moradores de rua, pessoas que não conseguem pagar aluguel e estão em barracas nas ruas da cidade. A melhor saída é criar prosperidade na cidade de São Paulo. A prosperidade trará igualdade", disse.

O debate da TV Cultura é o segundo (e último) realizado entre TVs abertas — antes, apenas a Band havia realizado o encontro entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

Em setembro, o SBT anunciou que cancelaria o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo no primeiro turno "em virtude da pandemia e do elevado número de postulantes". Globo, Record e RedeTV! também cancelaram os seus respectivos debates.

Covas lidera; Russomanno derrete

Atual prefeito, Bruno Covas lidera com 32% nas intenções de voto na disputa pela reeleição à Prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo em parceria com a TV Globo.

Guilherme Boulos (PSOL) surge em segundo lugar com 16% e Celso Russomanno (Republicanos) tem 14% —quando foi realizado o primeiro debate, na TV Bandeirantes, em outubro, Russomanno tinha 24% das intenções, segundo o Ibope.

Já Marcio França (PSB) está com 12%, enquanto Jilmar Tatto (PT) tem 4% da intenção de votos.

Em seguida, Tatto disse que fortalecerá as subprefeituras e concordou com Joice sobre o abandono da cidade.

Ao responder, Joice disse que o cargo de "subprefeito" virou "um cabidão de emprego, são pessoas que perderam a eleição, são ligadas ao prefeito e mal conhecem o bairro". "Na minha gestão, o subprefeito será raiz. Morador do bairro, que conhece o problema", afirmou.

*Colaboraram Alex Tajra, Carolina Marins, Douglas Maia, Felipe Oliveira, Felipe Pereira, Gilvan Marques, Marcelo Oliveira e Pedro Ungheria.