• ENTRE
Topo

Na TV, Barroso pede voto consciente: 'Não existe nós e eles' na democracia

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante sessão plenária em 2019 - Carlos Moura/SCO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), durante sessão plenária em 2019 Imagem: Carlos Moura/SCO/STF

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

14/11/2020 20h32Atualizada em 14/11/2020 20h39

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, fez nesta noite um apelo ao voto consciente. Em discurso transmitido em cadeia nacional, às 20h30, véspera da eleição, o ministro disse que não existe "nós e eles".

"Selecione com cuidado o seu candidato. Ainda há tempo. Se informe acerca de sua seriedade e credibilidade. Na democracia, não existe nós e eles. Eles são aqueles que nós colocamos lá", disse.

Na mensagem à população, Barroso pediu que se faça uma corrente do bem. "Para exigir, é preciso participar. Seu voto tem poder. Faça a diferença", afirmou.

"Lembre-se: ninguém vive na União ou nos Estados. As pessoas vivem nas cidades, onde são tomadas algumas das principais decisões que afetam a sua vida, como educação fundamental, saúde básica e saneamento", disse Barroso.

O ministro afirmou que a democracia brasileira precisa do eleitor neste "encontro com a história". Ele classificou como "triste e feio o tempo" em que não havia direito ao voto.

No Brasil, realizam-se eleições diretas desde 1989, após o fim da ditadura militar (1964-1985).

No discurso, o ministro reforçou questões de segurança em razão da eleição em meio à pandemia. O país somava 165 mil mortes em decorrência do novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo consórcio de imprensa do qual o UOL faz parte.

"A Justiça Eleitoral tomou as medidas necessárias para garantir a saúde de todos. Faça sua parte. Use máscara. É obrigatório. E ela protege você e os outros. Se possível, leve sua própria caneta. E mantenha distância de ao menos um metro das outras pessoas", afirmou.

Amanhã, eleitores nos 26 estados vão votar para prefeito e vereador de suas cidades no primeiro turno eleitoral. O segundo turno das eleições, onde for necessário, está marcado para 29 de novembro.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade