Topo

'Há segurança sanitária para o voto', diz Fachin, vice-presidente do TSE

Ministro Edson Fachin diz que protocolos garantem a segurança dos eleitores que comparecerão às urnas. - Nelson Jr./SCO/STF
Ministro Edson Fachin diz que protocolos garantem a segurança dos eleitores que comparecerão às urnas. Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

14/11/2020 13h08

O ministro Edson Fachin, vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmou hoje que os protocolos adotados pela Justiça Eleitoral contra a transmissão da covid-19 nas eleições garantem a segurança dos eleitores que comparecerão às urnas.

"A mensagem que a Justiça Eleitoral tem a dar ao eleitorado brasileiro é bastante direta e objetiva: há segurança sanitária para o exercício do direito ao voto", disse Fachin.

"O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de suas cidades. Não deixe de fazê-lo, exceto se houver uma recomendação de autoridade sanitária em sentido diverso", afirmou o ministro, durante cerimônia na manhã de hoje na sede do TSE, em Brasília.

O TSE realizou na manhã de hoje o último teste de segurança no sistema utilizado para a totalização dos votos.

Amanhã, eleitores nos 26 estados vão votar para prefeito e vereadores de suas cidades no primeiro turno eleitoral. O segundo turno das eleições, onde for necessário, está marcado para 29 de novembro.

As datas, originalmente previstas para outubro, foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

A Justiça Eleitoral adotou um protocolo de prevenção à covid-19 nos locais de votação.

O uso de máscara será obrigatório, os eleitores são estimulados a levar a própria caneta para assinar a lista de identificação e será fornecido álcool em gel para higienizar as mãos de mesários e eleitores.

"Os mesários e o local da votação estão preparados para oferecer segurança no exercício do voto. Portanto conclamamos o eleitorado brasileiro que faça a diferença", disse Fachin.

"Comparecer às urnas amanhã significa fazer a diferença e a Justiça Eleitoral se preparou com protocolos de segurança para dar condições sanitárias e tranquilidade para que esse exercício se dê", afirmou o ministro.