Califórnia, no Paraná, tem apuração em meia hora --antes dos EUA
Com uma apuração que durou cerca de meia hora, o município de Califórnia, no norte do Paraná, teve o resultado do pleito divulgado no fim da tarde de hoje. Às 17h31, o sistema do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicou que o atual prefeito Paulo Wilson Mendes (PSL) foi reeleito com 69,23% dos votos —ou, em números absolutos, 3.584 votos. Cem por cento das seções já tinham sido apuradas.
Apesar da rapidez no pequeno município paranaense, o sistema da Justiça Eleitoral para a divulgação em tempo real dos resultados das eleições passa por um atraso na atualização das informações. O TSE atribuiu o problema a uma demora na totalização (soma dos votos), processo que nestas eleições foi concentrado no sistema do próprio tribunal superior.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que Califórnia tem 8.600 habitantes. Segundo o TSE, 5.532 pessoas votaram no município. Outro candidato à Prefeitura, Rivelino José de Souza (PSDC), recebeu 1.593 votos (30,77% do total). Ainda foram registrados 156 votos brancos (2,82%) e 199 nulos (3,60%).
Piadas nas redes sociais
A apuração dos votos em meia hora na Califórina paranaense acabou virando piada na internet. Nas redes sociais, eleitores fazem comparações com a Califórnia nos Estados Unidos.
As eleições presidenciais norte-americanas aconteceram no dia 3 de novembro. Mas a vitória do democrata Joe Biden só foi declarada quatro dias depois, no dia 7 pelas redes CNN e Fox News, pelos jornais "The New York Times" e "The Washington Post", entre outros veículos. No estado da Califórnia, a CNN informa que, até hoje (15), 98% dos votos foram apurados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.