Topo

Gean Loureiro é reeleito prefeito de Florianópolis no primeiro turno

Gean Loureiro (DEM) ganha no primeiro turno e é reeleito prefeito de Florianópolis - Divulgação
Gean Loureiro (DEM) ganha no primeiro turno e é reeleito prefeito de Florianópolis Imagem: Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL

15/11/2020 20h26Atualizada em 16/11/2020 01h13

O advogado Gean Loureiro (DEM), 48, foi reeleito hoje prefeito de Florianópolis: ele recebeu 53,44% dos votos (126.144 segundo o TSE) após a apuração de 100% das urnas na capital catarinense.

O democrata liderava a disputa desde o início e conquistou a maioria dos votos da capital catarinense já no primeiro turno após contrariar o governador do Estado Carlos Moisés (PSL) e impor medidas mais restritivas para conter a pandemia do coronavírus.

Em segundo colocado, Professor Elson e Pedrão tiveram, respectivamente, 18,13% e 14,21%.

Para concorrer à reeleição, Loureiro fez uma coligação com partidos de direita, como Podemos, Republicanos e PSC (Partido Social Cristão). Loureiro teve que interromper a campanha após ser diagnosticado com covid-19. Cancelou até a participação em um debate transmitido pela TV.

A poucos dias do primeiro turno, foi acusado de estupro por uma mulher de 46 anos. Imagens das relações sexuais chegaram a circular nas redes sociais.

Horas após o caso vir à tona, o político gravou um vídeo, reconheceu que teve um relacionamento extraconjugal e disse que o ato foi consensual. Classificou a divulgação do caso como "armação eleitoral".

O democrata começou sua trajetória na política aos 19 anos, quando se elegeu vereador na capital catarinense. Ele manteve seu cargo no Legislativo municipal por vinte anos, vencendo outras quatro eleições.

Loureiro já tinha tentado a prefeitura de Florianópolis em 2012, quando chegou a ir para segundo turno, mas foi derrotado por César Souza Júnior (PSD). Em 2014, foi eleito deputado estadual, cargo que deixou em 2016 para concorrer e ser eleito à prefeitura de Florianópolis.

O político é casado e tem quatro filhas: Beatriz, Marina, Ana Clara e Mariana.

Ao assumir em 1º de janeiro, Loureiro vai governar para uma população de cerca de 500 mil pessoas que exigem melhorias na rede de coleta e tratamento de esgoto, segundo pesquisa da Associação FloripAmanhã. Os moradores também pedem o fim da poluição das praias, conforme o levantamento.

A capital catarinense tem o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) entre as capitais e está no 44º no ranking nacional do PIB (Produto Interno Bruto).