Topo

Para Haddad, renúncia de Fortunati e 'covardia' pesaram contra Manuela

Candidata do PCdoB liderou boa parte das pesquisas, mas avançou ao 2º turno atrás de Sebastião Melo (MDB) - Divulgação/Danilo Cristhidis
Candidata do PCdoB liderou boa parte das pesquisas, mas avançou ao 2º turno atrás de Sebastião Melo (MDB) Imagem: Divulgação/Danilo Cristhidis

Do UOL, em São Paulo

16/11/2020 13h24

Manuela D'Ávila (PCdoB) liderou boa parte das pesquisas na disputa para a Prefeitura de Porto Alegre, mas acabou passando em segundo lugar para o segundo turno na capital gaúcha. Com 29% dos votos válidos do primeiro turno, ela concorre com Sebastião Melo (MDB), que contabilizou 31% dos votos válidos ontem.

A reação de Melo tem a ver com dois fatores que pesaram contra Manuela: a renúncia de José Fortunati (PTB) nos dias anteriores à votação do primeiro turno e a campanha contra a candidata do PCdoB. Pelo menos, na avaliação de Fernando Haddad (PT), que foi candidato à Presidência da República em 2018 tendo Manuela como vice na chapa.

"Acho que o fato novo em Porto Alegre foi a desistência do Fortunati. Acho que ali as coisas mudaram de rumo. A Manuela teria chegado a um primeiro lugar se não fosse o Fortunati ter feito um movimento em direção ao Melo", disse Haddad em entrevista hoje ao UOL

"Fora que a covardia contra a Manuela é notável, né? As pessoas têm que entender o que está em jogo em Porto Alegre", acrescentou.

O ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016) lembrou ainda da trajetória política da candidata do PCdoB em Porto Alegre — Manuela d'Ávila já foi vereadora (2005 a 2006), deputada federal (2007 a 2015) e deputada estadual (2015 a 2019). Para Haddad, a campanha no segundo turno dá a ela chances reais de eleição.

"Ela fez uma grande votação, e eu quero crer que, no segundo turno, com um debate olho no olho, ela vai poder se destacar muito", analisou.

Derrota do PT no Rio

O petista ainda citou candidaturas de destaque de partidos da esquerda progressista nas principais capitais, como Marília Arraes (PT), que disputa o segundo turno no Recife com e João Campos (PSB); Guilherme Boulos (Psol), que foi a segundo turno em São Paulo); e Benedita da Silva (PT), quarta colocada no primeiro turno no Rio de Janeiro.

"O caráter é muito importante para a política. Eu conheço muito o Boulos e a Manuela e eu sei muito do caráter dos dois", disse Haddad. "Olha a novidade boa que é a Marília lá no Recife. Boa pontuação, foi para o segundo turno."

Mas Haddad reconheceu que a derrota de Benedita da Silva no Rio foi sentida. "A Bené fez a campanha mais bonita do Brasil. Foi o que mais me doeu não ter levado a Bené para o segundo turno."