Topo

'Vamos reabrir a cidade', diz Sebastião Melo em discurso após ir a 2º turno

Sebastião Melo (sem máscara) comemorou ida ao segundo turno ao lado do candidato a vice-prefeito Ricardo Gomes - Mateus Raugust/Divulgação
Sebastião Melo (sem máscara) comemorou ida ao segundo turno ao lado do candidato a vice-prefeito Ricardo Gomes Imagem: Mateus Raugust/Divulgação

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Porto Alegre

16/11/2020 01h22

O candidato a prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo (MDB) prometeu retirar as restrições impostas na cidade pela pandemia do coronavírus caso vença Manuela D'Ávila (PCdoB) no segundo turno das eleições municipais. Os dois derrotaram ontem o atual prefeito e candidato à reeleição Nelson Marchezan Júnior (PSDB).

"Nós vamos reabrir essa cidade, porque se a roda da economia não girar, não tem dinheiro para creche, não tem dinheiro para tapar buraco, não tem dinheiro para acolher morador em situação de rua", disse o político.

Sebastião Melo (ao centro, erguendo uma folha na mão) comemorou ida para 2º turno em Porto Alegre - Mateus Raugust/Divulgação - Mateus Raugust/Divulgação
Sebastião Melo (ao centro, erguendo uma folha na mão) comemorou ida para 2º turno em Porto Alegre
Imagem: Mateus Raugust/Divulgação

Melo, que já foi vice-prefeito entre 2013 e 2017, disse que não irá aumentar impostos e que vai cancelar a elevação dos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) aprovada por Marchezan.

"A partir de primeiro de janeiro, nós vamos reabrir todas as atividades econômicas que estiverem fechadas. Todas!", frisou, aos gritos em pronunciamento após os resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostrarem seu avanço ao segundo turno.

Prometeu ainda oferecer parcelamento do IPTU e do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Aianças

A partir de amanhã, o político já deve discutir alianças. "Vamos reunir a coordenação da campanha, não temos tempo para esperar. Vamos nos rearranjar, vamos conversar com parceiros", disse Melo. Em seguida, disse que dois adversários já entraram em contato, declarando apoio: Valter Nagestein (PSD) e Gustavo Paim (PP).

Melo observou que, nesta nova fase da corrida eleitoral, será preciso "comparar biografias" e "ver quem tem experiência para governar a cidade em um momento de crise". Disse ainda que agora a disputa é "mano a mano", com cinco minutos para cada candidato. E chamou Manuela como "aquela outra que disputa a eleição".

"Aquilo que em 1 minuto e 26 segundos a gente não podia explicar, agora nós vamos ter condições de explicar profundamente o projeto que nos diferencia profundamente daquela outra que disputa a eleição", afirmou.