Topo

Marina Helou e Rede Sustentabilidade declaram apoio a Boulos em SP

A Rede Sustentabilidade declara apoio a Guilherme Boulos, do PSOL, no segundo turno das eleições municipais em São Paulo - Reinaldo Canato/UOL
A Rede Sustentabilidade declara apoio a Guilherme Boulos, do PSOL, no segundo turno das eleições municipais em São Paulo Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 18h18Atualizada em 18/11/2020 20h31

A ex-candidata Marina Helou e a Rede Sustentabilidade declararam apoio a Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno das eleições municipais de São Paulo. Ela é a quarta ex-adversária a endossar a chapa psolista.

"O projeto de Boulos e Erundina não só resgata o compromisso com quem mais precisa, garantindo oportunidades iguais para paulistanos e paulistanas, como rompe com uma lógica de acordos e negociações prévias", declarou Helou, por meio de nota.

A deputada estadual afirmou identificar pontos positivos tanto nas propostas de Boulos quanto nas do prefeito Bruno Covas (PSDB), candidato à reeleição, mas ressaltou que o PSDB "vem se distanciando de compromissos fundamentais, como a transparência e o foco na criação de políticas públicas para quem mais precisa", e que o PSOL "não é mais do mesmo para a cidade de São Paulo".

No primeiro turno, Helou ficou em nono lugar, com 22.073 votos ou 0,41% dos votos válidos. Ao final da nota, ela informa que repassou alguns pontos fundamentais do seu plano de governo e que o PSOL "concordou em considerá-los".

"Saudamos a cidade de São Paulo, por afastar o fundamentalismo e o bolsonarismo nessas eleições, levando ao 2º turno dois candidatos democratas. A Rede, após alinhamentos programáticos, escolheu apoiar Guilherme Boulos. Juntos, construiremos uma cidade mais justa e sustentável", explica o partido em sua conta no Twitter.

PT, PDT e PCdoB também declararam apoio a Boulos

Boulos recebeu hoje o apoio do PDT. A decisão foi confirmada ao UOL pelo presidente municipal do partido, Antônio Neto, após encontro com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, na tarde desta quarta (18). Neto era vice na chapa de Márcio França (PSB), que até o momento não divulgou se apoiará alguém ou manterá neutralidade.

Ontem, o PT também formalizou apoio ao candidato do PSOL, durante uma reunião em um hotel na região central da capital. O evento teve a presença de Jilmar Tatto, candidato do partido que ficou em sexto lugar, com 461.666 votos, somando 8,65% dos votos válidos.

Nesta manhã, Boulos participou de uma agenda com Tatto e Orlando Silva, ex-candidato do PCdoB, para oficializar a aliança.

Após declaração de apoio de nomes do Partido dos Trabalhadores como os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff e do ex-prefeito Fernando Haddad, o partido formalizou hoje em reunião a campanha "Agora é Boulos".

Do outro lado, Bruno Covas (PSDB) já agrupou apoio do Republicanos de Celso Russomanno e do PSD de Andrea Matarazzo.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado anteriormente, o PSDB não apoiou o candidato Guilherme Boulos e sim é o partido de seu adversário, Bruno Covas. A informação foi corrigida.