Ibope no Recife: João Campos e Marília Arraes estão tecnicamente empatados
De acordo com pesquisa Ibope divulgada na noite de hoje, João Campos (PSB) tem 43% das intenções de voto na disputa pela Prefeitura do Recife, enquanto Marília Arraes (PT) aparece com 41%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos estão tecnicamente empatados.
Brancos ou nulos somam 15%; não sabem ou não responderam são 2%.
Numa dança da liderança numérica, Campos subiu quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior e, agora, aparece numericamente à frente da petista, que caiu quatro pontos. No primeiro levantamento depois de encerrado o primeiro turno, Marília tinha 45% contra 39% de Campos.
Na apuração do primeiro turno, Campos fechou à frente, com 29,13%, contra 27,90% de Marília —cerca de 10 mil votos de diferença.
Veja os percentuais de cada candidato:
- João Campos (PSB): 43%
- Marília Arraes (PT): 41%
- Em branco/nulo: 15%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Em relação ao levantamento anterior, divulgado na semana passada:
- João Campos (PSB) tinha 39% e foi a 43%
- Marília Arraes (PT) tinha 45% e foi a 41%
- Branco/nulo se manteve em 15%
- Não sabe/não respondeu foi de 1% para 2%.
Votos válidos
Sobre os votos válidos, que excluem brancos, nulos ou indecisos, o resultado fica da seguinte forma:
- João Campos (PSB): 51%
- Marília Arraes (PT): 49%
Intenção de voto espontânea
- João Campos (PSB): 40%
- Marília Arraes (PT): 38%
- Outros: 1%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Foram entrevistadas 1.001 pessoas entre os dias 23 e 25 de novembro. Contratada pela TV Globo em parceria com o Jornal do Commercio, a pesquisa foi registrada no TRE-PE (Tribunal Regional Eleitoral do Pernambuco) sob o nº PE-04600/2020.
A pesquisa Ibope tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.
Disputa em família
João Campos é bisneto e Marília é neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, avô do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 2014, durante campanha para a Presidência da República.
O racha da família Arraes foi oficializado quando Eduardo se lançou como candidato a presidente e Marília informou que iria votar em Dilma Rousseff (PT). À época, o presidenciável evitou falar na decisão da prima e afirmou que a democracia existe para todos.
João Campos, 26, é engenheiro civil e deputado federal em primeira legislatura. Na campanha para prefeito, ele conta com o apoio do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), e do prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), que não concorre ao cargo por já ter sido reeleito.
Marília, 36, é advogada, deputada federal em primeira legislatura e foi três vezes vereadora no Recife. Para disputar a prefeitura, Marília conseguiu convencer a direção nacional do partido, que anulou a decisão do diretório municipal e teve o nome lançado ao cargo. Ela já foi filiada ao PSB e trocou de partido em 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.