Teste de Boulos dá positivo para covid-19; debate na Globo é cancelado
O candidato do PSOL a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, foi diagnosticado com covid-19. O resultado do teste foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27).
As campanhas de Boulos e de Bruno Covas (PSDB) propuseram que o debate na noite de hoje na TV Globo fosse realizado de forma virtual. Apesar de os dois concorrentes terem concordado, a Globo oficializou o cancelamento, devido às regras assinadas anteriormente pelos partidos se comprometendo a que o evento fosse presencial. Também estava entre as cláusulas que o debate seria cancelado se houvesse algum participante com problemas de saúde.
O jornalista César Tralli, que seria o mediador do evento, publicou nas redes sociais sobre o cancelamento.
A campanha de Covas desejou "pronta recuperação ao candidato".
Segundo a equipe de Boulos, Luiza Erundina, 85, não teve contato nesse período com o candidato, então não fará o teste por enquanto.
Deputada com covid-19
Boulos decidiu fazer o exame após a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ter anunciado na última segunda-feira (23) que havia contraído o novo coronavírus.
O candidato e a parlamentar estiveram no mesmo ambiente na sexta-feira da semana passada, dia 20, em uma agenda fechada da campanha de Boulos.
Boulos, que fez o exame ontem, disse nos últimos dias que não tinha sintomas da doença. "Diante do resultado positivo, Guilherme Boulos irá cumprir o protocolo de quarentena pelo período necessário. Toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testado a partir de agora", disse a campanha em nota. A assessoria diz que o candidato não irá votar no domingo.
Por precaução, Boulos suspendeu agendas de rua desde terça-feira (24). Nesse período, ele fez encontros de campanha fechados ao público externo. Com o anúncio de que ele contraiu o novo coronavírus, ele não deverá participar das carreatas que serão realizadas amanhã. Todas terão como ponto final a avenida Paulista.
No início desta tarde, antes de saber do resultado, Boulos disse a jornalistas em frente a sua casa, no Campo Limpo, zona sul de São Paulo, que fez o teste "muito mais por um gesto simbólico, para dar exemplo". "Teve aquele contato absolutamente esporádico com a Sâmia Bomfim, que testou positivo. Estou com minha agenda normal e focado na preparação para o debate".
Em nota, a campanha diz que "o candidato reforça a preocupação que tem afirmado nos últimos dias sobre os indícios de uma segunda onda da pandemia, até aqui negligenciada pelos governos estadual e municipal, responsáveis pela aplicação das medidas".
Boulos aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás de Covas, seu adversário no pleito de domingo (29).
Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.