Topo

Manuela parabeniza Melo, mas lamenta ser alvo de "baixaria" e fake news

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

29/11/2020 19h18Atualizada em 29/11/2020 19h40

Derrotada por Sebastião Melo (MDB) no segundo turno da eleição para a prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Avila (PCdoB) agradeceu o apoio recebido durante todo o processo eleitoral que terminou hoje. A candidata parabenizou o adversário, mas lamentou ter enfrentado uma campanha com "baixaria" e "notícias falsas".

Em pronunciamento, Manuela disse que enfrentou uma "campanha muito difícil", em uma das eleições "mais baixas da história" em referência à série de ataques - a maioria deles, machistas - durante a campanha, na qual chegou a ser chamada de sonsa, traidora e patricinha mimada. Na campanha, também teve que lidar com uma série de fake news.

"Quando nós saímos nas ruas de Porto Alegre, vimos homens e mulheres dispostos a mudar a cidade. (...) Quero fazer agradecimento especial à militância, vocês foram incansáveis. Às vezes, vocês me encaminharam mensagens ou para o Rossetto (Miguel Rossetto, candidato a vice-prefeito) e perguntavam de onde tirava força. Ora, tirávamos força de vocês", salientou.

Por último, Manuela disse que "falar a verdade vale a pena" e agradeceu a família. "Não é fácil fazer escolhas no Brasil, mas fica mais fácil quando se tem amor do lado."

Após o resultado, Manuela publicou em seu Twitter um agradecimento, lamentou as "notícias falsas" e afirmou que a "democracia é soberana".

"Agradeço a todo o apoio que recebi nessa caminhada, a quem votou em mim e a cada olhar de ternura que recebi. Enfrentamos muita baixaria e notícias falsas. Mas a democracia é soberana. Desejo sorte ao Sebastião Melo e seguiremos na luta, ao lado de quem quer uma cidade mais justa", disse ela na postagem.

Sebastião Melo foi confirmado eleito com 54,58% dos votos válidos, contra 45,42% de Manuela, com 97,79% das urnas apuradas.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!