Topo

Paes anuncia 1ª mulher negra a integrar a cúpula do seu secretariado

2.dez.2020 - Marlí Peçanha participa da coleitva do prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). Ela fui anunciada como a primeira mulher negra a compor o secretariado da futura administração - ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
2.dez.2020 - Marlí Peçanha participa da coleitva do prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM). Ela fui anunciada como a primeira mulher negra a compor o secretariado da futura administração Imagem: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

02/12/2020 12h45

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou mais um nome do seu secretariado. Marlí Peçanha comandará a Secretaria de Ações Comunitárias do futuro governo. Professora da rede municipal de ensino, Marli nasceu em Minas Gerais, mas foi criada na comunidade de Rio das Pedras, na zona oeste da capital fluminense. Ela será a primeira mulher negra a integrar a cúpula dos mandatos de Paes.

O anúncio dela na pasta cumpre uma promessa da campanha de Paes, que afirmou que teria um secretariado diverso e com mulheres negras no primeiro escalão. Outros quadros com essas características devem ser anunciados até o final da semana. Marlí tem um histórico de lutas ao lado de Paes, ressaltado por ele no momento do anúncio.

"São pessoas da minha total confiança [os secretários já anunciados], entre elas a Marlí, que trabalha comigo há 20 anos", disse. Marli também é lembrada pela atuação durante as remoções de moradias para a realização de obras olímpicas feitas nos dois primeiros mandatos de Paes.

Na ocasião, ela foi uma das pessoas nomeadas para a interlocução com os moradores que se recusavam a deixar o local. Ela era assessora do gabinete do prefeito e também chegou a ser nomeada coordenador de Articulação da Secretaria de Habitação.

Em um vídeo compartilhado em 2016, às vésperas dos Jogos Olímpicos, Marlí aparece dizendo que sentia "o cheiro desse povo de longe. Aqui é tudo farinha do mesmo saco", diante das manifestações dos moradores que se recusavam a deixar o local.

Nas redes sociais, a futura secretária não esconde a afinidade com o político. Além de fotos ao lado dele e do deputado federal e futuro secretário de Fazenda, Pedro Paulo (DEM), ela posa ao lado do ex-deputado estadual Rafael Picciani, filho do ex-presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) Jorge Picciani.