Topo

Fé no voto: Gleisi Hoffmann diz que 'Bolsonaro usa Deus' e 'Deus usa Lula'

Montagem divulgada pela presidente do PT mostra Lula e Bolsonaro - Reprodução/Twitter
Montagem divulgada pela presidente do PT mostra Lula e Bolsonaro Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 16h54

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, repostou em sua conta no Twitter uma montagem com imagens do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nela, a palavra Deus é utilizada com sentidos distintos para cada um dos candidatos.

"Bolsonaro usa Deus e Deus usa Lula", dizia a frase na montagem.

A imagem polêmica foi publicada originalmente por André Janones (Avante), que, no começo do mês, oficializou sua saída da disputa pela Presidência da República para apoiar Lula. A ideia é que essa parceria com o parlamentar ajude a impulsionar a presença do petista nas redes sociais.

Tanto Lula quanto Bolsonaro, líderes nas pesquisas, acenaram ao eleitorado evangélico e trocaram ataques de teor religioso nesta terça-feira (16), primeiro dia oficial da campanha eleitoral.

De um lado, o presidente Bolsonaro sugeriu que, se perder as eleições, as pessoas podem ficar proibidas de falar em Deus. Do outro, o líder petista acusou seu adversário de estar "possuído pelo demônio".

Pesquisa da Quaest Consultoria, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, apontou que o presidente subiu quatro pontos percentuais entre evangélicos — de 48% para 52%, enquanto Lula oscilou um ponto para baixo — de 29% para 28%. A distância entre os dois, portanto, subiu de 19 para 24 pontos percentuais entre este eleitorado.

A campanha do candidato à reeleição tem investido em aparições da primeira-dama Michelle ao lado do marido. Com um tom religioso, estrategistas do presidente veem Michelle como um trunfo junto aos evangélicos e às mulheres, segmento em que Bolsonaro patina.

Já o petista continua liderando entre os católicos — oscilou de 51% para 52%, enquanto Bolsonaro manteve os 27% registrados na sondagem anterior, uma diferença de 25 pontos percentuais.