Topo

'Você quer me calar?' Quem é a candidata ao governo do Piauí que virou meme

Lourdes Melo é candidata pelo PCO ao governo do Piauí - Reprodução/TV Cidade Verde
Lourdes Melo é candidata pelo PCO ao governo do Piauí Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde

Luan Martendal

Colaboração para o UOL

18/08/2022 14h18

Conhecida nacionalmente nesta semana depois de viralizar com os bordões "você quer me calar?" e "barbie bolsonarista" durante debate da TV Cidade Verde com os candidatos a governador do Piauí, a professora Maria de Lourdes Soares Melo e o PCO, partido que a candidata representa, apresentaram pontos polêmicos e nacionais em seu programa de governo.

Intitulado "um programa para a luta dos trabalhadores", o documento traz as propostas de colocar fim ao Supremo Tribunal Federal (STF) e cancelar a concessão da Rede Globo de Televisão.

Com sete páginas, o programa de governo do PCO afirma que o partido, embora não acredite que "os problemas do povo trabalhador, originados pelo capitalismo decadente, possam ser resolvidos pelo voto", participa das eleições para defender uma revolução, o governo operário e o socialismo.

O plano de governo traz como pontos centrais ações em benefício aos trabalhadores, contra o desemprego e demissões, além de defender mais recursos para áreas como Saúde e Educação.

No entanto, chamam atenção outros pontos da cartilha: o PCO propõe a revogação de todas as reformas realizadas no país desde o impeachment de Dilma Rousseff, em 2026; defende o direito de autodefesa e armamento para os trabalhadores do campo; quer a dissolução da Polícia Militar; e a estatização dos bancos.

Nas comunicações, o programa prega o cancelamento da concessão da Rede Globo e dos demais grandes veículos de comunicação do Brasil por, na visão do partido, terem cometido crimes contra o país.

No âmbito judiciário, cita uma luta pelo fim do Supremo Tribunal Federal (STF) e a destituição de juízes e procuradores, tendo seus cargos disputados por meio de eleições com mandatos revogáveis.

Quem é Lourdes Melo?

Lourdes Melo é experiente em disputar eleições. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que Lourdes Melo está em sua quinta tentativa de chegar ao Palácio de Karnak.

Aos 69 anos de idade, Lourdes Melo é natural de Pedreiras, no Maranhão, mas mora em Teresina, no Piauí, onde cursou licenciatura em Educação Física e fez carreira como educadora. Sindicalista, a candidata tentou seu primeiro cargo político em 2002, quando concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa do PSTU, não eleita.

Foi em 2006, já no PCO, que ela tentou se eleger governadora do Estado pela primeira vez. À época, Lourdes Melo recebeu 715 votos (0,05%), ficando na última posição do pleito estadual. Nos anos de 2014 e 2018, a professora aposentada também se candidatou ao governo, sem sucesso.

Em sua extensa lista de eleições constam ainda as candidaturas a vice-prefeita de Teresina, em 2012, e de prefeita da capital piauiense em 2008, 2016 e 2020. Nesta última tentativa de se eleger a um cargo público, ela recebeu 156 votos dos eleitores do município, mas os votos foram anulados pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, Lourdes Melo declarou R$ 100 mil em bens e a situação da candidatura de Lourdes Melo ainda aguarda julgamento. Ela concorre ao pleito de 2022 contra coronel Diego Melo (PL), Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT), Ravenna Castro (PMN), Silvio Mendes (União Brasil) e Gessy Lima (PSC).

Coleção de memes

Depois de ter suas falas no debate da TV Cidade Verde transformadas em memes na internet, outras situações inusitadas protagonizadas pela candidata vieram à tona.

Também nesta semana, Lourdes Melo surpreendeu jornalistas do programa "Comando Geral", na rádio O Dia, que a aguardavam para uma entrevista. Durante participação de ouvintes, ela ligou ao vivo para os apresentadores para perguntar a localização do estúdio, porque estava atrasada por causa do trânsito e precisava "se localizar melhor".

Em outro debate transmitido pela Rede Meio Norte, Lourdes voltou a chamar atenção pela forma como se referiu ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante uma fala sobre o sistema de justiça brasileiro: "o ministro cabeça de ovo, cabeça lustrada, está perseguindo nosso partido", disse.

Momentos mais antigos da candidata também foram recuperados por internautas. Em 2016, quando disputava as eleições para a prefeitura de Teresina, Lourdes travou um embate com a repórter Karina Matos, da Rede Clube, afiliada da Globo no Piau

"Você quer impor o que quer que eu fale", dizia a candidata enquanto se recusava a participar de uma entrevista. "Mas eu nem lhe perguntei nada, como que eu quero impor alguma coisa?", devolveu a repórter em meio a diversas trocas de farpas.