Topo

Bolsonaro só deve ir a debates se Lula for, diz Ciro Nogueira

Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideram as pesquisas - Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo e Ricardo Stuckert/Divulgação
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lideram as pesquisas Imagem: Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo e Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/08/2022 11h34

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, defendeu hoje que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ir aos debates eleitorais caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não confirme presença.

Ciro disse que "não teria sentido" o presidente ir a um debate sem a presença do petista, seu principal adversário. Segundo pesquisa Datafolha divulgada ontem, Lula tem 47% das intenções de voto, contra 32% do atual titular do Planalto.

"(O debate) vai depender muito da presença dos dois candidatos principais, não vejo como o presidente possa ir num debate sem o Lula ir. Acho que não teria sentido. Mas vai ter o segundo turno aí, e o Lula não vai poder fugir do debate", disse o ministro.

Ciro participa em São Paulo do evento "O Equilíbrio dos Poderes", organizado pelo grupo Esfera Brasil, que promove reuniões entre representantes dos setores público e privado.

Também presente no evento, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que um encontro entre os dois principais candidatos só deve ocorrer no segundo turno.

A expectativa é que o primeiro debate presidencial seja o organizado pelo pool entre UOL, Band, TV Cultura e Folha de S.Paulo, previsto para o próximo dia 28 de agosto.

Na semana passada, o consórcio de veículos de imprensa, que inclui UOL, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, suspendeu a realização de um debate em pool entre candidatos à Presidência da República porque Lula e Bolsonaro não se comprometeram a participar.