Topo

Bombig: Bolsonaro com 'sangue nos olhos' não ganha eleição, dizem aliados

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/08/2022 14h43

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou claros sinais de irritação ontem (18) quando foi provocado pelo youtuber Wilker Leão enquanto falava com seus apoiadores em Brasília. O presidente foi chamado de "safado", "covarde" e "tchutchuca do Centrão" e acabou indo para cima do youtuber. Além disso, também ontem, Bolsonaro reclamou de um aliado que tentou contê-lo quando discutia com jornalistas em São Paulo. "Ninguém põe a mão em mim", disse. Para o colunista do UOL Alberto Bombig, o destempero de Bolsonaro pode acabar custando a eleição.

Durante participação no UOL News, Bombig destacou que os próprios aliados do presidente têm pedido um tom mais moderado, vendo que as pesquisas não indicam uma redução da desvantagem para o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. "Tenho ouvido que muita gente que está no entorno do Bolsonaro está dizendo que não vai ganhar a eleição assim e não adianta ficar com esse nervosismo e 'sangue nos olhos', não é o mesmo cenário de 2018. O cenário em 2018 era outro e havia um antipetismo muito grande, havia uma eleição em que grande parte do eleitorado buscou aquele que tinha condições de derrotar o PT, e dessa vez acho que não é assim", disse.

"Acho que o Bolsonaro não encontrou ainda uma fórmula para se comportar nessa campanha. O número do Datafolha mostra que ele cresceu na base e tem muita gente que vota nele dizendo que é aqui que tem que focar, não nesta briga política, de xingamentos, é focar no eleitorado e na base da pirâmide social brasileira do eleitorado mais pobre. Mostra o que o governo está fazendo e fazer algum aceno ao centro. Entendo que do outro lado também é assim e o Lula vai precisar de acenos ao centro, mais do que está fazendo", avaliou ainda durante participação no UOL News.

Para Bombig, é crucial para que Bolsonaro tenha chances de vencer Lula no 2º turno que seja feito esse aceno ao eleitor moderado, deixando a estratégia de radicalizar um pouco de lado. "Você pode até ir para o 2º turno com uma estratégia radical e de agradar 30% ou 40% do eleitorado, mas é difícil ganhar. Então para ganhar as eleições essa estratégia não funciona", finalizou.

Assessorias de Lula e Bolsonaro confirmam participação no primeiro debate presidencial

No próximo domingo (28) os candidatos estarão frente a frente para o primeiro debate presidencial das eleições com jornalistas do UOL, Folha, Band e TV Cultura. As assessorias de Lula e Bolsonaro confirmaram a participação e essa será a primeira vez que os presidenciáveis se encontrarão em um debate.

Um sorteio já definiu a posição dos candidatos no palco. Da esquerda para a direita da tela, ficarão, pela ordem: Luiz Felipe D'Ávila (Novo); Soraya Thronike (União); Simone Tebet (MDB); Jair Bolsonaro (PL); Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT).

Tales: 'Debate da Band pode ser momento para Lula se aproximar de Ciro Gomes'

"Se conheço o Lula isso pode ser um momento para o Lula se aproximar do Ciro. O Lula está ali do lado do Ciro e vai tentar estabelecer um contato cordial com o Ciro e no presencial o Ciro não vai bater tanto no Lula quanto tem batido. Também tem essa vantagem para o Bolsonaro de não ter ficado exatamente ao lado do Ciro, porque o Ciro vai bater no Bolsonaro", disse o colunista do UOL sobre a disposição dos candidatos presidenciáveis no debate que será realizado no dia 28 de agosto.

Tales Faria, durante participação no UOL News, também mostrou preocupação com o desempenho de Jair Bolsonaro no debate. "O Bolsonaro infelizmente é péssimo em debate, ele tomou um banho da Marina Silva no último debate e a Marina descascou com ele, ele não sabia o que responder. Não sei se ele melhorou agora, mas acho que vai sair um pouco de proa"

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: