TO: Justiça manda remover outdoor comparando Lula e Bolsonaro em Palmas
Localizado nas quadras 102 Norte e 602 Sul, na cidade de Palmas, capital do Tocantins, outdoors comparando os candidatos à presidência Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) devem ser removidos em até 24 horas após decisão da Justiça Eleitoral hoje pela manhã. As placas colocam os dois políticos um contra o outro, com aspectos como "Bandido Solto" do lado de Lula e "Valores Cristãos", do lado de Bolsonaro.
A determinação jurídica vem após ação do Ministério Público Eleitoral, baseada na Lei 9.504/1997, que explicita diretrizes para as eleições, incluindo propaganda eleitoral. O artigo 39 da lei diz que a criação de outdoors de propaganda eleitoral é "vedada".
"É vedada a propaganda eleitoral mediante outdoors, inclusive eletrônicos, sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, as coligações e os candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil a R$ 15 mil reais".
"A realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia", também determina a lei.
O juiz responsável pelo caso decidiu que os outdoors contém viés eleitoral e determinou o prazo para a empresa L. de A. Albuquerque (Star Outdoor), responsável pelas peças publicitárias, removê-los.
O que dizem os outdoors?
Com uma foto de Lula e uma de Bolsonaro em lados opostos da placa, o outdoor consiste de uma lista de causas supostamente defendidas por cada um dos candidatos - com bandeiras socialistas ao lado do petista e bandeiras do Brasil do lado do atual presidente. Leia abaixo o que dizem as peças publicitárias.
Lula
- Aborto
- Bandido Solto
- Povo Desarmado
- Ideologia de Gênero
- Censura
- Obras em Cuba
- MST (Movimento Sem Terra) Forte
- Mais Impostos
Bolsonaro
- Vida
- Bandido Preso
- Povo Armado
- Valores Cristãos
- Liberdade
- Obras no Brasil
- Agro Forte
- Menos Impostos
Na seção inferior dos outdoors, consta a frase, em letras maiúsculas, "Você decide!".
Um desses outdoors já foi retirado no Mato Grosso
No último sábado (20), o Tribunal Regional Eleitoral do MT (Mato Grosso) determinou que um outdoor extremamente similar fosse removido da cidade de Comodoro. Na placa, anuncia-se que a peça foi custeada por "amigos e conservadores".
A decisão foi motivada pela mesma lei utilizada em Tocantins. O TRE-MT notou que o outdoor "associa fatos e características que disfarçadamente revelariam motivos para conclusão de que o candidato Jair Messias Bolsonaro é mais apto ao cargo em disputa que o candidato Luís Inácio Lula da Silva".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.