Topo

Lula no JN: Críticos citam corrupção; apoiadores elogiam petista

Do UOL, em São Paulo

25/08/2022 20h50Atualizada em 26/08/2022 07h54

A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Jornal Nacional, da TV Globo, está repercutindo nas redes sociais. Políticos governistas e apoiadores, além de artistas, estão comentando as falas do candidato ao Palácio do Planalto.

Lula aparece em primeiro lugar nas pesquisas eleitorais, seguido pelo atual chefe do Executivo e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O atual mandatário foi entrevistado pelo jornal na última segunda-feira (22). Na entrevista de Ciro Gomes (PDT) na terça-feira, políticos e ministros governistas ironizaram a sabatina que, segundo eles, foi "amistosa" em comparação com a de Bolsonaro.

Assim como os demais, Lula foi entrevistado pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcellos, na série de entrevistas da emissora com os candidatos ao Palácio do Planalto. As conversas estão disponíveis, na íntegra, no Globoplay e no Portal g1.

Entre os políticos que criticaram as declarações de Lula estão ministros do governo, filhos de Bolsonaro e o ex-juiz da Operação Lava Jato Sergio Moro (União Brasil), que se dedicou a fazer vários tuítes "analisando" as falas do ex-presidente. Moro, que é candidato ao Senado, disse que o petista não explicou "roubalheira" e citou a voz "rouca" de Lula.

Confira a repercussão da ida do presidente ao Jornal Nacional:

Repercussão entre apoiadores

Os apoiadores do petista também repercutiram a entrevista do candidato, destacando principalmente as críticas de Lula às imposições de sigilo de cem anos no acesso às informações no governo Bolsonaro.

A gestão Bolsonaro impõe sigilo de cem anos para "temas sensíveis" desde o ano passado. Em 2021, o Palácio do Planalto vetou, por exemplo, a divulgação de dados sobre o cartão de vacinação do presidente. Questionado por um seguidor no Twitter, em abril, Bolsonaro respondeu ironicamente: "Em 100 anos, saberá".

Veja análise da entrevista de Lula no Jornal Nacional com os colunistas do UOL: