Topo

Bolsonaro sai do sério com pergunta sobre fome: "Demagogia"

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

28/08/2022 21h35Atualizada em 28/08/2022 22h10

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou hoje, durante o debate na Band, dados que apontam que mais de 30 milhões de pessoas passam fome no Brasil atualmente. Questionado por Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro afirmou que os dados são "demagogia".

Esses mais pobres que estão passando necessidade, alguns passam fome, sim, não nesse número exagerado. Querer fazer demagogia com números aqui fica complicado. Isso é inadmissível."
Jair Bolsonaro, candidato à reeleição e presidente da República

Bolsonaro justificou que o Auxílio Brasil seria o suficiente para impedir que essa cifra passasse fome e citou as restrições da pandemia.

Não é a primeira vez que o presidente da República questiona a realidade da fome no país. Nesta semana, Bolsonaro perguntou: "Alguém vê alguém pedindo pão no caixa da padaria? Você não vê, pô". Bolsonaro também falou que não existe fome "pra valer" no Brasil.

No entanto, no Brasil, apenas quatro em cada dez famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação e 33 milhões de brasileiros passam fome, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil.

Não é difícil encontrar relatos de brasileiros que chegam a pegar ossos descartados em açougues ou mesmo depender do lixo para se alimentar.

Ciro Gomes, por sua vez, rebateu Bolsonaro e disse que os dados são confiáveis: "São números recentes. 33 milhões e 100 mil brasileiros estão passando fome. 125 milhões de brasileiros. Você está nos ouvindo aí. Só uma de cada quatro crianças no Brasil fazem as três refeições", disse o ex-governador do Ceará.

O primeiro encontro de candidatos

O primeiro debate entre candidatos a presidente da República nas eleições 2022 acontece hoje, com transmissão do UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura. Para assistir ao vivo e de graça online, basta clicar no link acima ou no vídeo que está inserido logo abaixo.

Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram os candidatos convocados para o debate que acontecerá nos estúdios da Band.

A ordem dos púlpitos, da esquerda para a direita, é: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D'Avila, Soraya Thronicke, Lula e Tebet. O debate terá três blocos, nos quais os candidatos falarão de temas sorteados, responderão a perguntas de jornalistas e farão perguntas entre si.