Topo

Ciro ataca saúde de Lula e apaga post; PT nega problema e cita agenda cheia

Ex-presidente Lula (PT) durante debate presidencial organizado por UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura - Renato Pizzutto/Band
Ex-presidente Lula (PT) durante debate presidencial organizado por UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura Imagem: Renato Pizzutto/Band

Do UOL, em São Paulo

29/08/2022 12h06

O candidato Ciro Gomes (PDT) atacou hoje de manhã a saúde de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu perfil no Twitter. Após dizer que o ex-presidente está "fraco fisicamente e psicologicamente", o pedetista apagou o tuíte.

A campanha de Lula já havia se posicionado sobre a voz rouca no primeiro debate presidencial, também notada na sabatina do candidato ao Jornal Nacional, citando o desgaste devido à agenda cheia durante a campanha.

"Será que não entendem que Lula está cada dia mais fraco fisicamente, psicologicamente e teoricamente para enfrentar a direita sanguinária?", questionou Ciro que, em seguida, deletou a postagem.

Procurado pelo UOL, Carlos Lupi, presidente do PDT, informou que o partido não irá se posicionar sobre o post. A reportagem também questionou a assessoria do PT, que ainda não se manifestou.

Não foi a primeira vez que pedetistas questionaram a saúde de Lula. No dia 21 de agosto, Gustavo Castañon, membro do diretório nacional do PDT, fez um tuíte dizendo que Lula deveria fazer uma avaliação médica para "provar que o câncer na garganta não voltou".

Castañon já foi identificado como estrategista de Ciro nas redes sociais, mas a informação foi negada pela cúpula do partido. Ele integrou a campanha de Ciro nas eleições de 2018.