Topo

TSE ordena remoção de post de Eduardo Bolsonaro contra Lula por fake news

Em evento com empresários na Fiesp, Lula critica Bolsonaro, fala de união com Alckmin e discursa sobre estabilidade - Roberto Casimiro/Estadão
Em evento com empresários na Fiesp, Lula critica Bolsonaro, fala de união com Alckmin e discursa sobre estabilidade Imagem: Roberto Casimiro/Estadão

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 18h37

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ordenou que uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja removida por ser um conteúdo de desinformação.

O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) havia compartilhado no Twitter que "o ex-presidiário quer acabar com empregos de motoboys no Uber, iFood e apps similares", em referência a Lula. A informação é falsa, conforme agências de checagem já mostraram.

Segundo a ministra Maria Claudia Bucchianeri, que assina a decisão, materiais de desinformação e "desconstrução de figuras políticas a partir de fatos sabidamente inverídicos" devem ser "rapidamente reprimidas pela Justiça Eleitoral".

Bucchianeri ressaltou que a desinformação eleitoral pode "desembocar na indução do eleitor a erro, com comprometimento da própria liberdade de formação da escolha cidadã".

Outra ação de Lula contra Eduardo foi arquivada

Outra decisão do TSE, dessa vez assinada pelo ministro Raul Araújo, negou a queixa de Lula contra Eduardo por vídeos que tratam da suposta distribuição do "kit gay". A ação foi arquivada.

O ministro argumentou que o conteúdo não está mais disponível online. "Dessa forma, não subsiste a necessidade de determinação de remoção da postagem impugnada, acarretando o indeferimento do pedido", afirmou.