Topo

Aprendi com o erro, diz candidato do PI que usou fala racista a jornalista

Silvio Mendes, no Piauí - Reprodução
Silvio Mendes, no Piauí Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/09/2022 15h25Atualizada em 01/09/2022 18h29

O candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil), que fez uma fala com teor racista, comentou o caso e disse que foi "infeliz" e que "aprendeu com esse erro". O caso aconteceu ontem, durante sabatina do jornal Meio Norte, do Grupo Meio Norte de Comunicação.

"Eu fiz uma fala infeliz na sabatina da Meio Norte ontem e entendo que errei. A vida é feita de aprendizado. Refleti sobre o assunto e aprendi com esse erro", escreveu no Twitter.

Durante a entrevista, ao ser questionado pela jornalista Katya D'Angelles sobre planos para proteger as mulheres e minorias, o candidato disse que "você que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou".

Mendes é apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e tem laços com a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL). O político é a aposta de Nogueira e Bolsonaro para o governo do Piauí, que há sete anos consecutivos tem um líder do PT.

"Eu que te conheço há tantos anos imagino quantas discriminações você não sofreu", pontuou Mendes.

Ainda ontem pedi desculpas pra Katya e aproveito o espaço aqui para reafirmar minhas sinceras desculpas pra ela e para todos que se sentiram ofendidos. Obrigado.
Silvio Mendes, candidato ao governo do Piauí

Com a ampla repercussão do vídeo, a assessoria dele foi ao Twitter esclarecer que ele havia pedido desculpas e "reconhecido o erro".

"Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Sílvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro", informou a assessoria de Sílvio Mendes.