Topo

Padre Júlio defende Lula: 'Ele não fecha igrejas; ele abre corações!'

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 20h19

O padre Júlio Lancellotti defendeu hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à eleição presidencial, após boatos de que o líder petista apoiaria a invasão de igrejas e perseguição de cristãos circularem nas redes sociais.

E uma coisa que eu queria dizer para todos: não entrem em fake news. Lula não fecha igrejas; Lula abre corações. Júlio Lancellotti

O ex-presidente agradeceu as palavras do líder religioso. "Obrigado, @pejulio. Vamos vencer as mentiras."

Mais cedo, a ministra Cármen Lúcia, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), já havia determinado que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) apagasse em 24 horas publicações em redes sociais nas quais o congressista afirma que o petista apoia atos em igrejas e contra evangélicos.

Na decisão, a magistrada afirma que o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá ser multado em R$ 50 mil se voltar a fazer publicações com o mesmo conteúdo.

A decisão ocorre depois de o parlamentar ter feito associação infundada entre o PT e o governo da Nicarágua, que tem reprimido manifestações religiosas em seu país.

Em nota enviada ao UOL, a defesa de Lula negou que o candidato à Presidência da República apoie a perseguição de cristãos ao redor do mundo.

"O ex-presidente sempre respeitou todas as religiões e acredita que a liberdade religiosa é fundamental à democracia. Qualquer afirmação contrária configura fake news, que visa influenciar negativamente o eleitorado a não votar no ex-presidente", dizem os advogados Angelo Ferraro e Cristiano Zanin