Topo

Toledo: Tendência de médio prazo de Bolsonaro é encostar em Lula

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/09/2022 20h53Atualizada em 09/09/2022 21h55

O cenário apontado pelo Datafolha para o 2º turno, com 53% dos votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 39% para Jair Bolsonaro (PL), mostra uma ligeira aproximação do atual presidente. Enquanto Lula se manteve estável, Bolsonaro oscilou positivamente um ponto percentual. Para o colunista do UOL José Roberto de Toledo, a tendência é de que o atual presidente vá se aproximando do candidato do PT.

Durante o Análise de Pesquisas, Toledo também destacou que Bolsonaro, aos poucos, vem conseguindo diminuir sua rejeição perante o eleitorado.

"Essa pesquisa mostra que a tendência de médio prazo do Bolsonaro é encostar no Lula. Ele está diminuindo a rejeição dele, e se você pega uma curva de longo prazo, ele diminui a rejeição, e com isso aumenta as chances no 2º turno", disse.

O colunista do UOL ainda destacou que, em um provável 2º turno, a velocidade de aproximação de um candidato para outro, quando "rouba" votos, é muito maior. "Toda mudança conta dobrado porque todo ponto que um candidato perde, o outro ganha. Automaticamente um ponto viram dois".

Por fim, Toledo ainda apontou o eleitorado feminino como o grande ponto fraco da campanha do atual presidente. "Se Bolsonaro está atrás é por causa de apenas um segmento do eleitorado, chama-se mulheres. Se dependesse dos homens, essa eleição seria quase pau a pau".

Bombig: Objetivo de Bolsonaro é empurrar para 2° turno e sobreviver

Para Alberto Bombig, a pesquisa Datafolha acabou sendo melhor para Bolsonaro do que para Lula. Apesar de ainda existir uma distância considerável entre os candidatos, o atual presidente está cada vez mais próximo de atingir seu objetivo, que é levar as eleições para o 2º turno.

"Bolsonaro vem estreitando [a diferença], toda vez que sai o Datafolha diminui a chance do Lula vencer no 1º turno. Parece que nessa toada teremos o 2º turno, e acho que o objetivo do Bolsonaro, nesse momento, é empurrar para o 2º turno e sobreviver", disse durante o Análise de Pesquisas.

Apesar de o candidato do PT aparecer estagnado nas pesquisas, Bombig também apontou que o resultado não é de todo ruim, uma vez que Lula não diminui nas intenções de votos e as eleições estão cada vez mais próximas.

"Novamente não acho a pesquisa boa para o Lula. Ele está estacionado e o Bolsonaro vem crescendo. Mas também não é ruim, a eleição está na boca e falta menos de um mês. Nesse ritmo de crescimento que Bolsonaro está, imagino que é muito difícil ele ultrapassar o Lula".

Toledo: Eleição vai se definir em SP, MG e entre eleitorado feminino

Para o colunista do UOL José Roberto de Toledo, a tendência é que a eleição seja definida em São Paulo, Minas Gerais e pelo eleitorado feminino.

"Eleição se define em São Paulo, Minas Gerais e entre as mulheres. O resto tem peso e é importante, mas o que faz a diferença nessas eleições, especificamente, são esses dois estados e essa metade e mais um pouquinho do eleitorado, que é o eleitorado feminino", disse durante o Análise de Pesquisas.

Ele também apontou que no recorte da região Sudeste, o cenário se manteve estável com 49% das intenções de voto para Lula e 41% para Bolsonaro no 2º turno. "Estou olhando os dados do Sudeste, e na simulação de 2º turno não mudou nada em relação à semana passada"

O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para Presidência da República.

Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: