Topo

Tarcísio planeja colar em Bolsonaro na reta final da campanha

13.set.2022 - O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chega para o debate UOL, Cultura e Folha no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. - Paulo Guereta/Zimel Press/Estadão Conteúdo
13.set.2022 - O candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, chega para o debate UOL, Cultura e Folha no Memorial da América Latina, no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Imagem: Paulo Guereta/Zimel Press/Estadão Conteúdo

13/09/2022 22h02

Nome escolhido pelo presidente para disputa em São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que vai colar em Jair Bolsonaro (PL) nesta últimos 19 dias de campanha. "Vamos fazer evento junto sim. Acho que é importante. A massa de eleitores de Bolsonaro aqui em São Paulo precisa perceber quem é o candidato aqui em São Paulo."

Os dois estiveram juntos em Sorocaba nesta terça-feira e amanhã estarão em Presidente Prudente. Tarcísio também declarou que desde o 7 de Setembro pesquisas internas mostram um crescimento de Bolsonaro em São Paulo. "A gente tendo acesso a outras pesquisas onde Bolsonaro está crescendo", declarou.

Ao chegar ao debate UOL, na noite de hoje, o ex-ministro declarou que se manterá tranquilo em sua estratégia de "apresentar propostas", sem ataques pessoais. Perguntado se o debate de hoje pode ser mais "pegado" que os anteriores, ele declarou que isso é possível, mas não será por parte dele.

"Tem gente que vai ter que começar a partir para o tudo ou nada, vai ter que mudar a estratégia, mas eu acho que a gente está tranquilo, vamos manter a nossa linha. Estamos indo bem", declarou.

Otimismo. Perguntado na chegada sobre o que deveria fazer para tentar conquistar votos dos eleitores indecisos, Tarcísio afirmou que manterá a estratégia de campanha já em andamento.

"Acho que é fazer o que a gente está fazendo. A gente está visitando as cidades, apresentando nosso projeto, tendo contato com as pessoas e ouvindo muito. Acho que a gente está indo em um bom caminho, o caminho correto, e estamos crescendo. A adesão está sendo muito boa" , disse.

Entenda as regras do debate UOL:

  • Primeiro bloco: no primeiro, será feita uma pergunta a todos os candidatos e haverá um confronto direto entre eles.
  • Segundo bloco: no segundo bloco, jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e mais um confronto direto entre os candidatos acontece.
  • Terceiro bloco: no último, mais perguntas são realizadas, mas desta vez um jornalista pergunta a um candidato e escolhe outro candidato para comentar. O último bloco ainda contará com as considerações finais dos candidatos.

Direito de Resposta

O candidato poderá pedir um direito de resposta apenas se for ofendido moral e pessoalmente. Esse pedido precisa ser feito imediatamente ao mediador após o término da fala de quem estiver com a palavra.

O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Se o pedido de resposta for concedido, o candidato ofendido terá 45 segundos para responder o adversário.

Onde assistir ao debate para governador de SP hoje?

A transmissão do debate será feita pela TV Cultura, pelo UOL e pelas plataformas digitais da Folha de S.Paulo e dos veículos do pool, incluindo seus canais no YouTube, Facebook, Twitter e TikTok. É possível ouvir ainda pelas rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200).

Participaram desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caê Vasconcelos, Isabela Aleixo, Felipe Pereira, Gabriela Vinhal, Gilvan Marques, Herculano Barreto Filho, Juliana Arreguy, Leonardo Martins, Lucas Borges Teixeira, Mariana Durães, Rafael Neves, Stella Borges, Wanderley Preite Sobrinho