Topo

Bombig: Tarcísio sai de debate com problemaço após deputado atacar Vera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2022 02h04

O colunista do UOL Alberto Bombig participou das análises do debate promovido pelo UOL, em parceria com a TV Cultura e o jornal Folha de S.Paulo para o governo de São Paulo, e apontou que a agressão feita pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) à jornalista Vera Magalhães pode significar um grande problema para Tarcísio de Freitas (Republicanos). Para Bombig, o fato pode tirar votos do candidato bolsonarista.

"Isso pode tirar voto do Bolsonaro e do Tarcísio, ele [Douglas Garcia] estava ali na claque do Tarcísio, então sobra para o Tarcísio de Freitas. Imagino que o Tarcísio vai soltar uma nota se solidarizando com a Vera e repudiando. Não basta soltar nota, mas alguma coisa ele precisa fazer", disse.

Bombig também alertou que a atitude tomada por Tarcísio de Freitas será um grande divisor de águas em sua campanha em relação a se afastar ou aproximar cada vez mais do bolsonarismo.

"Precisa repudiar essa agressão de alguém que estava como convidado dele, então é ruim. Nesse momento que o Tarcísio tenta ir para o centro, manter uma distância dessa radicalização do Bolsonaro, ele provavelmente vai ter que se posicionar nesse episódio. Agora de fato vamos poder entender se o Tarcísio é bolsominion ou não é bolsominion. Como ele vai se posicionar nesse caso?", finalizou.

Toledo: Tarcísio perdeu debate por levar deputado fascista que atacou Vera

"Quem perdeu o debate foi o Tarcísio de Freitas porque levou um fascista para a sua claque e atacou uma jornalista. Essa vai ser a notícia que vai sair sobre o debate e, se o Tarcísio não cortar laços e condenar veementemente o que fez esse palhaço, ele vai se prejudicar", disse o colunista do UOL José Roberto de Toledo.

Ele também pontuou que o episódio fez com que o candidato do Republicanos saísse de grande vencedor para perdedor do debate. "Tarcísio, que era o vencedor, pode sair como o grande perdedor por causa desses aliados fascistas que ele levou para lá".

Toledo ainda alertou que o fato que aconteceu após o debate pode mudar o rumo de toda a eleição. "Ou Tarcísio rompe radicalmente, ou eu prevejo que a eleição em São Paulo pode mudar".

Toledo: 'Casal' Haddad e Tarcísio se forma e mostra preferências para 2º turno

"O casal já está formado e um prefere o outro para se enfrentar no segundo turno", disse José Roberto de Toledo sobre a performance de Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas durante o debate.

Toledo também destacou que o único objetivo de Tarcísio no momento é conseguir chegar ao 2º turno, e a preferência de enfrentamento também ficou evidente durante os intervalos do debate.

"É tão patente que um prefere o outro, que diferentemente do debate presidencial em que as assessorias de Bolsonaro e Lula pediram para separar eles no debate, nessa ficavam ali no intervalo um pedindo informação para o outro. Na verdade o Tarcísio pedindo informação para o Haddad e o Haddad dando".

Confira a análise dos colunistas do UOL e a íntegra do debate com os candidatos ao governo do Estado de São Paulo: