Debate: Garcia acerta ao falar sobre Metrô, mas erra sobre emprego
O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Rodrigo Garcia, acertou ao dizer que a extensão do metrô de São Paulo dobrou nos últimos 20 anos e errou ao citar dados de emprego durante o debate promovido por UOL, Folha e TV Cultura, na noite desta terça-feira (13).
São Paulo nos últimos 20 anos praticamente dobrou o número de quilômetros de metrô".
Verdadeiro. Em 2001, o metrô de São Paulo tinha 49,2 quilômetros de extensão, segundo dados da CPTM (Companhia Paulista de Trem Metropolitanos). Em 2021, com a entrega da estação Jardim Colonial (Linha 15-Prata), o Metrô de São Paulo atingiu oficialmente 104,4 km de extensão. Com isso, passou a ser o 3º maior sistema do gênero na América Latina, atrás da Cidade do México e de Santiago do Chile.
Geração de empregos
Com relação aos empregos gerados no Estado, Rodrigo Garcia afirmou:
Nós estamos gerando mais de 33% dos empregos do Brasil".
Exagerado. Em 2021, o Brasil registrou um saldo positivo de 2,7 milhões de empregos formais. O Estado de São Paulo criou 814 mil vagas, representando 29,81% do total no período, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Já em 2022, o Caged contabiliza um total de 1,56 milhão de novos empregos. Desses, 454 mil foram gerados no Estado. Isso é equivalente a 29,1% do total, o que representa menos de 33%, como alega o candidato. Os números são confirmados pelo Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.