Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Debate: Garcia acerta ao falar sobre Metrô, mas erra sobre emprego

13.set.2022 - Rodrigo Garcia (PSDB) em debate do UOL, Folha e TV Cultura - Arte/UOL sobre Reprodução/Youtube
13.set.2022 - Rodrigo Garcia (PSDB) em debate do UOL, Folha e TV Cultura Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Youtube

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

14/09/2022 01h24

O candidato ao governo de São Paulo pelo PSDB, Rodrigo Garcia, acertou ao dizer que a extensão do metrô de São Paulo dobrou nos últimos 20 anos e errou ao citar dados de emprego durante o debate promovido por UOL, Folha e TV Cultura, na noite desta terça-feira (13).

São Paulo nos últimos 20 anos praticamente dobrou o número de quilômetros de metrô".

Verdadeiro. Em 2001, o metrô de São Paulo tinha 49,2 quilômetros de extensão, segundo dados da CPTM (Companhia Paulista de Trem Metropolitanos). Em 2021, com a entrega da estação Jardim Colonial (Linha 15-Prata), o Metrô de São Paulo atingiu oficialmente 104,4 km de extensão. Com isso, passou a ser o 3º maior sistema do gênero na América Latina, atrás da Cidade do México e de Santiago do Chile.

Geração de empregos

Com relação aos empregos gerados no Estado, Rodrigo Garcia afirmou:

Nós estamos gerando mais de 33% dos empregos do Brasil".

Exagerado. Em 2021, o Brasil registrou um saldo positivo de 2,7 milhões de empregos formais. O Estado de São Paulo criou 814 mil vagas, representando 29,81% do total no período, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Já em 2022, o Caged contabiliza um total de 1,56 milhão de novos empregos. Desses, 454 mil foram gerados no Estado. Isso é equivalente a 29,1% do total, o que representa menos de 33%, como alega o candidato. Os números são confirmados pelo Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.