Topo

Figurantes, candidatos do Novo e do PDT são ofuscados pelos pais

Do UOL em São Paulo e Brasília

13/09/2022 23h32

Figurantes no debate desta terça-feira (13) entre candidatos a governador de São Paulo, Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) acabaram ofuscados pelos próprios pais, lembrados por Fernando Haddad (PT) e Rodrigo Garcia (PSDB). O debate é organizado pelo UOL em parceria com Folha de S.Paulo e TV Cultura.

De acordo com levantamento Ipespe divulgada na última sexta-feira (9), Poit marcou 1% das intenções de voto e Elvis não pontuou. Haddad lidera a disputa no primeiro turno com 36%. Tarcísio de Freitas (Republicanos) aparece com 21% e Rodrigo, com 16%. A margem de erro é de três pontos percentuais —o que significa empate técnico entre os dois.

'Meu secretário'. Logo no primeiro bloco, Haddad provocou Poit ao citar nominalmente seu pai, Wilson Poit.

A menção apareceu numa resposta ao candidato do Novo, que havia relacionado o PT à corrupção e ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

Depois de dizer que seu partido fortaleceu a Polícia Federal, Haddad afirmou que criou em São Paulo a Controladoria-Geral do Município, "que desbaratou cinco quadrilhas, Vinícius".

Seu pai era secretário. Meu secretário, o seu pai, Wilson Poit. Desbaratamos a quadrilha, a máfia do ISS, a Controlar, a máfia do túnel Roberto Marinho, a máfia do serviço funerário, a máfia da feira da madrugada, tudo isso foi desbaratado no meu governo, em apenas 18 meses. As máfias de São Paulo sumiram."
Fernando Haddad

'Deputado do meu partido'. Ainda no primeiro bloco, Rodrigo Garcia provocou o candidato do PDT, Elvis Cezar, que já havia alfinetado o governador no início do debate. Ao escolher Elvis para fazer uma pergunta, Rodrigo lembrou de Antônio da Rocha Marmo Cezar (PDT) deputado estadual por São Paulo.

Seu pai inclusive foi deputado do meu partido até o começo desse ano, vários despachos nós tivemos juntos no palácio para atender demandas importantes do mandato dele, lá de Santana quando você era prefeito."
Rodrigo Garcia

Elvis não ignorou a alfinetada ao dizer que o interesse de seu pai era apenas com o "povo de São Paulo".

"O meu pai vai despachar com o governador ou vice-governador a respeito do interesse do povo de São Paulo. Para buscar o que é melhor para o povo de São Paulo", respondeu.

Onde assistir ao debate para governador de SP hoje?

A transmissão do debate será feita pela TV Cultura, pelo UOL e pelas plataformas digitais da Folha de S.Paulo e dos veículos do pool, incluindo seus canais no YouTube, Facebook, Twitter e TikTok. É possível ouvir ainda pelas rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (FM 77,9 e AM 1200).

Participaram desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caê Vasconcelos, Isabela Aleixo, Felipe Pereira, Gabriela Vinhal, Gilvan Marques, Herculano Barreto Filho, Juliana Arreguy, Leonardo Martins, Lucas Borges Teixeira, Mariana Durães, Rafael Neves, Stella Borges, Wanderley Preite Sobrinho