Topo

Quem são os candidatos a governador do Ceará nas Eleições 2022

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

14/09/2022 18h35Atualizada em 14/09/2022 18h35

A disputa pela vaga no Palácio da Abolição já tem seus concorrentes definidos para as Eleições 2022. Seis candidatos disputarão o cargo de governador do Ceará este ano.

O governador Camilo Santana (PT), eleito em 2014 e 2018, renunciou ao cargo para concorrer ao Senado. Assumiu a função a vice-governadora Izolda Cela (PDT), primeira mulher a comandar o estado do Ceará.

O primeiro turno acontece em 2 de outubro. Caso necessário, o eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Conheça os pré-candidatos ao governo do Ceará (em ordem alfabética):

Capitão Wagner (União Brasil)

Capitão Wagner - Cleia Viana/Câmara dos Deputados - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Deputado federal Capitão Wagner (União Brasil-CE), candidato ao governo do Ceará
Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Popularmente conhecido como Capitão Wagner, Wagner Sousa Gomes é o nome escolhido pelo União Brasil para a disputa ao governo do Ceará. Ele é o principal nome da direita na disputa pela vaga no Palácio da Abolição. O candidato a vice na chapa é o médico Raimundo Gomes de Matos (PL).

Wagner Sousa Gomes é capitão da Reserva da Polícia Militar do Estado do Ceará e, em 2011, começou sua carreira política ao liderar um motim das forças de segurança do estado por seis dias. Capitão Wagner ainda tentou por duas vezes ser eleito prefeito de Fortaleza.

Nas eleições de 2012, foi o vereador mais votado de Fortaleza e, em 2014, o deputado estadual mais votado do Ceará. Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Fortaleza, atualmente ele é deputado federal pelo Ceará.

Chico Malta (PCB)

Chico Malta - Reprodução/ Youtube - Reprodução/ Youtube
Chico Malta (PCB), candidato ao governo do Ceará
Imagem: Reprodução/ Youtube

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) confirmou o advogado e militante comunista Chico Malta como candidato ao governo do Ceará. O eletricista Nauri Araújo será o candidato a vice.

Militane do partido há mais de 40 anos, Malta é membro do Comitê Central do PCB. Atualmente é vice-presidente da Casa de Amizade Brasil-Cuba no Estado, entidade na qual se inclui entre fundadores.

O candidato do PCB foi também diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará e está como conselheiro da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado (Atrace).

Elmano de Freitas (PT)

Elmano de Freitas - UOL - UOL
O candidato do PT ao governo do Ceará, Elmano de Freitas, durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

Elmano Freitas foi oficializado como candidato do PT ao Governo do Ceará. Jade Romero (MDB) é a vice na chapa.

Elmano é natural de Baturité e formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Filiado ao PT desde 1989, ele já atuou na Rede Nacional de Advogados Populares (Renap) e na defesa jurídica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O petista já foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012 e foi eleito presidente do PT em Fortaleza em 2013. No ano de 2014, Elmano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 2018. Além disso, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins.

Roberto Cláudio (PDT)

Roberto Claudio - UOL - UOL
Roberto Cláudio (PDT) durante sabatina UOL/Folha ao governo do Ceará
Imagem: UOL

O PDT lançou a candidatura de Roberto Claudio ao Governo do Ceará e de Domingos Filho (PSD) a vice da chapa nas Eleições 2022. Ele foi escolhido após disputa com a atual governadora do Ceará, Izolda Cela, apoiada pelo ex-governador Camilo Santana (PT).

Médico sanitarista, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra nasceu em Fortaleza. O primeiro cargo político que ocupou foi o de deputado estadual, em 2006, sendo vice-líder do ex-governador Cid Gomes na Assembleia Legislativa cearense.

Em 2010, Roberto Claudio foi reeleito deputado estadual. No ano seguinte, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa. Em 2012, foi eleito prefeito de Fortaleza, tendo sido reeleito. Atualmente é presidente do PDT em Fortaleza.

O advogado Domingos Filho é o vice na chapa.

Serley Leal (UP)

Serley Leal - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Serley Leal, da UP, candidato ao Governo do Ceará
Imagem: Reprodução/ Instagram

Serley Leal é a aposta do UP (União Popular) para a disputa ao governo do Ceará nas Eleições 2022. Os representantes do partido aprovaram sua indicação em fevereiro deste ano. O candidato a vice na chapa é Francisco Bita Tapeba.

O candidato do UP é bancário concursado e Gestor em Finanças. Ajudou a construir, junto com moradores sem teto, o MLB (Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas), em 2004, com apoio às ocupações urbanas realizadas pelo movimento. Em 2020, foi vice-candidato à prefeitura de Fortaleza, na chapa com a professora Paula Colares.

Ingressou no movimento estudantil aos 19 anos, tornando-se um defensor da revolução socialista - condição que aponta como saída para o país. Em 2001, foi eleito para o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Universidade Federal do Ceará, também tendo participado do diretório estudantil na Uece.

Zé Batista (PSTU)

Zé Batista (PSTU) - Reprodução/ PSTU - Reprodução/ PSTU
Zé Batista (PSTU), candidato ao governo do Ceará
Imagem: Reprodução/ PSTU

O PSTU lançou a candidatura do operário da construção civil Zé Batista ao governo do Ceará. Ele terá como candidato a vice-governador Reginaldo Araújo, servidor público de Limoeiro do Norte e ativista do movimento ambiental e social.

Zé Batista é membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas há quase 30 anos.

Com uma trajetória ligada à defesa dos interesses da classe trabalhadora, se tornou membro da Executiva Nacional da Central Sindical e Popular Conlutas e coordenador estadual da mesma central.