Topo

Lula diz que Bolsonaro usa velório de Elizabeth 2ª para melhorar imagem

Do UOL, em São Paulo

18/09/2022 13h43Atualizada em 18/09/2022 16h10

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou neste domingo (18) a motivação do presidente Jair Bolsonaro (PL) para acompanhar o velório da rainha Elizabeth 2ª em Londres, na Inglaterra. Ainda que tenha classificado a decisão como "louvável", Lula disse que Bolsonaro "se ofereceu" para ir à cerimônia porque está precisando melhorar a própria imagem.

"Como ele [Bolsonaro] está precisando de imagem a nível internacional, ninguém nunca convidou ele para viajar, ninguém quer vir aqui... Ele se ofereceu para ir ao enterro da rainha da Inglaterra. [Mas] É louvável a decisão dele de ir", disse Lula durante comício em Florianópolis. O presidente Bolsonaro foi convidado para o funeral.

Vacinação contra covid: O candidato à Presidência pelo PT criticou a atuação de Bolsonaro em relação à pandemia de covid-19 e, mais especificamente, o atraso no início da vacinação.

"Não seria melhor que esse cidadão tivesse falado menos bobagem e tivesse liberado a vacina assim que a ciência mandou liberar? Não seria mais correto que esse cidadão tivesse criado um comitê de crise com os cientistas brasileiros? A gente pode fazer vacina neste país. Este país sempre foi respeitado no mundo pela sua capacidade de vacinação", declarou.

Não seria melhor que esse genocida tivesse visitado famílias que tiveram gente que morreu de covid?
Lula (PT), em Florianópolis

"Não é bonito ser pobre": No discurso, Lula também comentou sobre a disparada no número de brasileiros que passam fome — mais de 33 milhões, segundo a pesquisa Vigisan (Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil) divulgada em junho.

"A gente não pode, morando no terceiro maior produtor de alimentos do mundo, ter 33 milhões de pessoas passando fome. A gente não pode ver uma mulher ir na fila do açougue pegar um osso, ou só comer carcaça de frango. Ninguém gosta de dizer que é pobre, não é bonito ser pobre. Todos nós queremos ter um padrão de vida de classe média", afirmou.

"A gente quer ter carro, quer televisão, quer poder tirar férias, viajar. Não viajar de ônibus, viajar de avião. É um direito nosso."

Bolsonaro em Londres

Bolsonaro em Londres - Jonathan Hordle/Pool via Reuters - Jonathan Hordle/Pool via Reuters
Em Londres, Bolsonaro assinou livro de condolências pela morte da rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Jonathan Hordle/Pool via Reuters

Bolsonaro chegou na manhã deste domingo hoje a Londres, onde acompanhará o funeral da rainha Elizabeth 2ª com outros chefes de Estado.