Tales: Foto de Lula com ex-presidenciáveis serve para impulsionar voto útil
De olho em demonstração de força para tentar fechar a eleição no primeiro turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reuniu hoje oito ex-presidenciáveis em um encontro em São Paulo. Entre ex-ministros, aliados de longa data e até antigos opositores, a reunião teve partidos que integram outras chapas presidenciais, como União Brasil e Cidadania.
Tales Faria, colunista do UOL, diz que o ato tende a impulsionar o voto útil. "Isso diz: olha, você que é de qualquer tendência e que é contra Bolsonaro e a favor do Bolsonaro, deve seguir o caminho dessa gente. Senti falta ali de Ciro Gomes, que é um presidenciável que não está ali e, pelo jeito, não vai estar em nenhuma foto desse tipo", afirmou durante o UOL News.
O presidente do PDT, Carlos Lupi, tem afirmado que a candidatura do ex-ministro Ciro à Presidência da República é irreversível. "Por que há tantas pessoas tentando nos minar e intrigar? Fiquem tranquilos e nos vençam no voto. Isso é da democracia", disse o dirigente. "Não vendemos, não trocamos nem comercializamos candidatura."
A declaração ocorre num momento em que dissidentes dentro da sigla que apoiam o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Palácio do Planalto se preparam para divulgar um manifesto contra a candidatura de Ciro e em defesa do voto útil contra a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Ciro começa a adotar um tom mais iracundo contra a base petista. Não vamos gerar um desgaste ainda maior com a postura de Ciro, expondo por vezes seu vocabulário chulo nos vídeos e redes sociais. Não é essa nossa intenção. Porém, cabe lembrar que quem assume o tom 'polarizador' no pior sentido do termo é o nosso ex-companheiro de PDT", diz o texto com críticas a Ciro, a que o UOL teve acesso.
Tales: Bolsonaro faz claro uso político de viagem a Londres e põe Malafaia de penetra em funeral
Na avaliação de Tales, o presidente Bolsonaro diz ver uso político na ida de Bolsonaro ao Reino Unido e criticou a participação do pastor Silas Malafaia na viagem.
"Bolsonaro parecia o Odorico Paraguaçu lá em Londres, tentando se aproveitar, indo contra todas as recomendações do governo inglês, que pediu que as pessoas fossem discretas", disse Tales.
Hoje, Bolsonaro se irritou com jornalistas brasileiros em Londres, onde acompanha o funeral da rainha Elizabeth 2ª, ao ser questionado se a viagem ao Reino Unido pode influenciar a sua campanha à reeleição.
"Você acha que eu vim aqui fazer política? Pelo amor de Deus, não vou te responder. Não tem uma pergunta decente? Compara o Brasil com o resto do mundo", disse Bolsonaro a jornalistas, após deixar a residência oficial do embaixador do Brasil em Londres.
"Acabou a conversa", afirmou na sequência, após uma nova pergunta sobre o tema. Ele virou as costas e encerrou a entrevista.
Antes, em conversa com apoiadores, o presidente criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas eleitorais para a Presidência da República, e comparou a economia no Brasil com a situação no Reino Unido, que enfrenta uma crise do custo de vida, com salários que não acompanham a inflação.
"Como está a Europa perto do Brasil? Existe ameaça de fome aqui? Prateleira vazia, aumento de preço... Por que a insistência em querer botar um ladrão de volta na Presidência? Alguém acha que é uma maravilha ser presidente? Botar um ladrão, com aquela quadrilha toda, na Presidência", disse Bolsonaro.
Além disso, o candidato do PL voltou a criticar reportagem do UOL sobre 51 imóveis que foram comprados por sua família e pagos com dinheiro vivo, a qual classificou como "canalhice" e "covardia".
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.