Topo

Ipec no DF: Ibaneis perde 6 pontos e fica com 40%; 2º lugar tem empate

Ibaneis Rocha, governador do DF - Pedro Ladeira/Folhapress
Ibaneis Rocha, governador do DF Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em Brasília

21/09/2022 19h49Atualizada em 21/09/2022 20h19

A pesquisa Ipec para o governo do Distrito Federal, contratada pela TV Globo e divulgada hoje (21), aponta o governador Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição, com 40% das intenções de voto — ele caiu 6 pontos percentuais em relação ao último levantamento.

Em segundo lugar na pesquisa, aparecem empatados tecnicamente Leandro Grass (PV), com 13% (ele subiu 5 pontos percentuais), Leila Barros (PDT), com 9%, e Paulo Octávio (PSD), com 8%; Izalci Lucas (PSDB) tem 5%; Keka Bagno (PSOL), 2%; Coronel Moreno (PTB), 2%; e Lucas Salles (DC), 1%.

Entre os entrevistados, 10% não sabem em quem vão votar ou não responderam — votos brancos/nulos chegam a 10%. Com a queda de Ibaneis, se a eleição fosse hoje, haveria a possibilidade de votação ir para segundo turno já que o percentual de intenção de votos do governador é o mesmo da soma de seus adversários) — diferentemente do que indicava o último levantamento, de 6 de setembro.

O nível de confiança do levantamento, segundo o instituto, é de 95%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto ouviu, entre os dias 18 e 20 de setembro, 1.504 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 07770/2.

Veja o resultado a seguir (resposta estimulada e única, em %):

  • Ibaneis Rocha (MDB): 40% (46% na pesquisa anterior, feita em 15 de agosto)
  • Leandro Grass (PV): 13% (8% na pesquisa anterior)
  • Leila do Vôlei (PDT): 9% (9% na pesquisa anterior)
  • Paulo Octávio (PSD): 8% (9% na pesquisa anterior)
  • Izalci (PSDB): 5% (5% na pesquisa anterior)
  • Keka Bagno (PSOL): 2% (1% na pesquisa anterior)
  • Coronel Moreno (PTB): 2% (1% na pesquisa anterior)
  • Não sabe ou não respondeu: 10% (9% na pesquisa anterior)
  • Branco/nulo: 10% (11% na pesquisa anterior)

Sobre o instituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos.

O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.