Ciro se irrita com pergunta sobre voto útil em Lula: 'Falta de respeito'
O candidato do PDT, Ciro Gomes, que ocupa a terceira posição nas pesquisas eleitorais, se irritou hoje (24) ao ter que responder sobre a mobilização de seus eleitores pelo voto útil no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele foi ríspido com a jornalista Tatiana Farah, doTerra, e criticou o jornalismo durante o debate promovido pelo SBT, em parceira com CNN Brasil, Veja, O Estado de S. Paulo, Nova Brasil FM e Terra.
"Como é que nós estamos num debate, eu me apresentando como candidato a Presidente da República, sou agora convidado a refletir sobre o movimento que teoricamente eu deveria fazer nessa ou naquela outra direção? Isso no mínimo é uma falta de respeito ao eleitor", respondeu Ciro, que antes afirmou que o "Lula-petismo no Brasil está produzindo a morte do jornalismo".
Para Ciro, o petista produziu uma onda de propaganda de que "todo mundo que não for Lula é fascista" e criticou a ausência dele no debate. "E ele tem a oportunidade de caracterizar de fascista o Bolsonaro, e ao invés de vir aqui, foge. Desrespeitando você, desrespeitando a todos nós, por quê? Ou já ganhou ou não tem como explica", pontuou. Lula ocupa a primeira posição nas pesquisas eleitorais.
A candidata Simone Tebet (MDB) foi a escolhida para comentar a resposta de Ciro e pediu que os brasileiros não desistam dos seus candidatos: "Voto útil é o voto da sua consciência, é a eleição mais importante da história do de muito tempo, não pode ser uma votação pelo medo, mas pela esperança".
* Participaram desta cobertura:
Em São Paulo: Caê Vasconcelos, Felipe Pereira, Isabela Aleixo, Juliana Arreguy e Wanderley Preite Sobrinho
No Rio: Lola Ferreira
Em Brasília: Camila Turtelli, Eduardo Militão, Gabriela Vinhal e Leonardo Martins.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.